Depois de um ano em que contabilizou um público recorde de mais de 127 mil visitantes, o centro cultural Futuros – Arte e Tecnologia, no Flamengo, reabre suas portas na próxima quarta-feira, 10, repleto de novidades e atividades para toda a família. Estações educativas, oficinas, evento musical e uma nova exposição ocupando todo o prédio e as atrações do Musehum (Museu das Comunicações e Humanidades do Oi Futuro) integram a programação totalmente gratuita que promete agradar a todos e fazer do local uma opção imperdível para as férias escolares de janeiro.
Em 10 de janeiro, será inaugurada a exposição “Casa Comum”, uma instalação multimídia que vai se espalhar por todos os andares com obras e experiências que ressaltam o planeta Terra como a “casa comum” de todos os seres viventes. Sala imersiva, obras de videoarte e a escultura de uma anaconda gigante de 25 metros de comprimento que percorre vários andares do prédio são algumas das atrações. A exposição é uma colaboração internacional entre o diretor artístico Renato Rocha, o estúdio digital londrino SDNA e 12 artistas amazônicos, e fica aberta até 10 de março.
No sábado, 13, às 15h e às 16h, o público infantil vai poder se aventurar em duas oficinas de parkour “Sobe e desce – Grandes percursos para pequenas pessoas”, praticando movimentos e leves acrobacias no espaço do centro cultural. A atividade, voltada para crianças de três a sete anos e sujeita à lotação de 20 participantes em cada, tem o objetivo de promover o desenvolvimento, a liberdade, a autonomia e a criatividade corporal, utilizando o mobiliário do local como suportes e obstáculos. Crianças com dificuldades de locomoção também são bem-vindas e os responsáveis devem comunicar a produção do evento.
Em 17, 24 e 31 de janeiro, ocorre o programa musical Vem, Futuro! Verão, com participação de artistas como Procurando Kalu, Gutto e DJ TAMY. Nos três dias do projeto, sempre às quartas-feiras, o Futuros – Arte e Tecnologia vai promover encontros de diferentes gerações, sotaques e perspectivas de criação musical, em que um músico convidado escolhe o álbum de algum artista para comentá-lo faixa a faixa. A programação completa do evento será divulgada em breve.
Em comemoração ao dia de São Sebastião, padroeiro do Rio de Janeiro, ocorre no dia 20, às 15h, a estação educativa “Carioca”. A partir da cartografia da cidade do Rio e de seus bairros, a atividade vai propor uma descoberta sobre o significado destes e outros nomes por meio de um lúdico e divertido jogo de tabuleiro. E quem participar vai descobrir que o nome de muitos bairros da cidade tem origem indígena e que o próprio termo “carioca”, em tupi-guarani, significa “Casa do homem branco”.
Já 27 de janeiro é dia de cinema no Futuros – Arte e Tecnologia. A primeira edição da estação educativa “Cine Musehum” exibirá o curta de animação “Pajerama”, dirigido por Leonardo Cadaval. A produção de nove minutos tem um jovem índio como protagonista e aborda questões como a ocupação de territórios indígenas e a devastação ambiental. As professoras Marize Guarani e Ana Pardo participam da atividade, que acontece às 15h.
Além de todas as novidades, os visitantes podem aproveitar ainda as atrações permanentes do Musehum – o Museu de Comunicações e Humanidades do Oi Futuro, no qual crianças e adultos podem aprender e refletir sobre o tema das comunicações em diversas instalações interativas e imersivas. Entre as atrações, destaque para o voo panorâmico de balão, com uso de óculos de realidade virtual e fones de ouvido; e a instalação “A Roda”, uma sala imersiva espelhada que envolve o visitante em uma experiência de luzes, sons e efeitos visuais, destacando a necessidade de mantermos nossos laços fora do ambiente digital.
“Estamos empolgados em começar o ano de 2024 com uma programação diversificada e atrativa para toda a família. Vamos oferecer atividades lúdicas, como as oficinas de parkour e as atrações interativas do Musehum, sem deixar de abordar questões importantes do mundo contemporâneo, como a preservação ambiental e os territórios indígenas. É apenas o início de um ano que será repleto de uma intensa e convidativa programação no Futuros – Arte e Tecnologia”, destaca o gerente de cultura do Oi Futuro, Victor D’Almeida.
A exposição “Casa Comum”, as oficinas de parkour, as estações educativas “Carioca” e “Cine Musehum” e o programa musical “Vem, Futuro! Verão” integram a programação do Vem, Futuro!, projeto realizado pela Zucca Produções, com correalização de Futuros – Arte e Tecnologia que tem como patrocinadores a Prefeitura do Rio de Janeiro, a Secretaria Municipal de Cultura, Serede, Universidade Veiga de Almeida, Eletromidia, SANDECH Engenharia e Windsor Hoteis, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro.
Sobre o Futuros – Arte e Tecnologia
Inaugurado há 18 anos com a proposta de democratizar o acesso a experiências de arte, ciência e tecnologia, o centro cultural Futuros – Arte e Tecnologia tem a Oi como fundadora e principal mantenedora. Em abril de 2023, sob a chancela do Oi Futuro, o equipamento cultural se abriu a novos parceiros: EY, Eletrobras Furnas e BMA Advogados são os primeiros patrocinadores anunciados pela instituição.
Com programação diversa que aposta na convergência entre arte contemporânea, ciência e tecnologia, Futuros recebe cerca de 100 mil visitantes por ano. O espaço abriga galerias de arte, um teatro multiuso, um bistrô e o Musehum – Museu das Comunicações e Humanidades, que detém um acervo de mais de 130 mil peças históricas sobre as comunicações no Brasil. O Musehum promove experiências imersivas e interativas que convidam a refletir sobre o impacto das tecnologias nas relações humanas.
As galerias do centro cultural já foram ocupadas por expoentes internacionais de diversas vertentes, como Andy Warhol, Nam June Paik, Tony Oursler, Jean-Luc Godard, Pierre et Gilles, David Lachapelle, Chantal Akerman; e brasileiros como Luiz Zerbini, Rosângela Rennó, Daniel Senise, Lenora de Barros, Iran do Espírito Santo, Arthur Omar, Marcos Chaves e outros. Nas artes cênicas, o espaço foi palco de espetáculos inéditos e premiados de Felipe Hirsh, Gerald Thomas, Enrique Diaz, Antonio Abujamra, Denise Stoklos, Victor Garcia Peralta, Aderbal Freire, João Fonseca e outros.
Com quase duas décadas de trajetória, Futuros – Arte e Tecnologia também sediou diversos eventos de destaque na cena cultural carioca, incluindo Festival do Rio, Panorama de Dança, FIL, Multiplicidade, Novas Frequências e Tempo_Festival, sendo os três últimos especialmente concebidos para a instituição.
Serviços:
Exposição “Casa Comum”
Data: 10 de janeiro a 10 de março
Horário: quarta a domingo, das 11h às 20h
Local: Futuros – Arte e Tecnologia
Endereço: Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo
Entrada franca
Oficinas de parkour “Sobe e desce – Grandes percursos para pequenas pessoas”
Data: sábado, 13 de janeiro
Horário: duas sessões de 1h cada, às 15h e 16h
Público: crianças de 3 a 7 anos
Local: Futuros – Arte e Tecnologia
Endereço: Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo
Entrada franca
Programação musical “Vem, Futuro! Verão”
Datas: 17, 24 e 31 de janeiro
Horário: 18h às 20h
Local: Futuros – Arte e Tecnologia
Endereço: Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo
Programação completa será divulgada em breve
Entrada franca
Estação educativa “Carioca”
Data: sábado, 20 de janeiro
Horário: 15h
Local: Futuros – Arte e Tecnologia
Endereço: Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo
Entrada franca
Estação educativa “Cine Musehum”
Data: sábado, 27 de janeiro
Horário: 15h
Local: Futuros – Arte e Tecnologia
Endereço: Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo
Entrada franca
Musehum – Museu das Comunicações e Humanidades do Oi Futuro
Exposição permanente
Horário: quarta a domingo, 11 às 18h
Local: Futuros – Arte e Tecnologia
Endereço: Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo
Entrada franca
Para mais informações sobre Futuros – Arte e Tecnologia, entre em contato:
Felipe Teixeira – felipe.teixeira@agenciafebre.com.br
Katia Carneiro – katia.carneiro@agenciafebre.com.br