Uma narrativa em espiral sobre um homem que morre, dois amantes cujo amor está terminando e dois homens que contam esta história. Esta é a ambiciosa proposta do espetáculo In On It, que estreia no Futuros – Arte e Tecnologia em 11 de julho. Dirigida por Enrique Diaz e estrelada por Emílio de Mello e Fernando Eiras, a peça retorna aos palcos do centro cultural 15 anos após sua primeira temporada em cartaz, em 2009, quando foi sucesso de público e crítica.
Em In On It, Emílio de Mello e Fernando Eiras se revezam entre dez personagens, enquanto três diferentes realidades se alternam e se relacionam: a peça, o espetáculo, e o passado. A peça é a história de Ray, um homem desiludido com a vida; o espetáculo consiste na discussão entre dois personagens que estão desenvolvendo a peça sobre Ray; e o passado aborda o início da amorosa relação entre esses dois personagens. Com muito humor e profundidade, In On It examina a forma como as pessoas se relacionam umas com as outras, explorando temas que continuam em alta, como amor, comunicação, poder e vulnerabilidade.
Muita coisa mudou no teatro, no Brasil e no mundo nesses últimos 15 anos, mas o valor de IN ON IT continua muito grande. Nos dias de hoje, a relevância do espetáculo pode ser encontrada em sua capacidade de refletir as complexidades e contradições da experiência humana contemporânea. Criada pelo autor canadense Daniel MacIvor, IN ON IT volta agora para uma nova temporada no Teatro Futuros – Arte e Tecnologia e fica em cartaz até 1 de setembro. Uma grande oportunidade para quem quer ver ou rever o espetáculo.
“A missão do Futuros – Arte e Tecnologia é, por meio da arte, estimular o olhar crítico e construtivo de nosso público, com uma programação diversificada e atrativa. A excepcional história de IN ON IT, repleta de metalinguagem e tramas paralelas, volta ao nosso centro cultural para que um novo público viva um dos nossos maiores sucessos. Estamos certos de que a recepção do público será tão positiva quanto há 15 anos”, afirma o gerente de cultura do instituto Oi Futuro, Victor D’Almeida.
O espetáculo integra a programação do Vem, Futuro!, projeto realizado pela Zucca Produções, com correalização de Futuros – Arte e Tecnologia, que tem como patrocinadores a Prefeitura do Rio de Janeiro, a Secretaria Municipal de Cultura, Serede, Universidade Veiga de Almeida, Eletromidia, SANDECH Engenharia e Windsor Hoteis, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro.
Destaques da Crítica na primeira temporada
A direção de Enrique Diaz é impecável: identidade física, andamento, aproximações, afastamentos, tudo está sob controle, mas com toda a liberdade de que o ator precisa. (…) Fernando Eiras e Emilio de Mello “brincam” com a emocionante seriedade desse quadro de vida com uma segurança notável. (…) Um espetáculo de excepcional qualidade, imperdível.
Barbara Heliodora – crítica O Globo
A trama do dramaturgo canadense Daniel MacIvor propõe um jogo cêico eletrizante entre Fernando Eiras e Emílio de Mello. (…) Na direção, Enrique Diaz explora com maestria o entendimento da dupla no palco. Resulta desse encontro despojado de autor, atores e diretor um drama poético surpreendente e emocionante.
Débora Ghivelder – crítica Veja Rio
A direção de Diaz, exemplar, se concentra na compreensão da carpintaria do texto e no ótimo trabalho dos dois atores, Emílio de Mello e Fernando Eiras, que combinam densidade e leveza, dando conta de todas as camadas dramatúrgicas com atuações em que nada sobra e nada falta. (…) O resultado final toca, provoca, confunde e desafia. É, sem dúvida, um encontro imperdível.
Manoela Sawitzki – Revista BRAVO !
“As melhores coisas que eu vi em teatro são simples assim: num palco quase nu, bons atores e um texto fazem a imaginação da plateia voar. In On It é uma dessas obras raras, que utilizam essa simplicidade a favor da vida, revelando-se aos poucos e provocando sucessivos momentos iluminados.”
Marcos Damigo – crítico da Vogue RG
Ficha Técnica
Texto | Daniel MacIvor
Tradução | Daniele Ávila
Direção | Enrique Diaz
Iluminação | Maneco Quinderé
Cenografia | Domingos de Alcântara
Figurino | Luciana Cardoso
Trilha Sonora | Lucas Marcier
Programação Visual | Olívia Ferreira e Pedro Garavaglia / Radiográfico
Operador de Luz | Lina Kaplan
Operador de Som | Gabriel Reis
Direção de Produção | Joana D’Aguiar
Produção Executiva | Ana Beatriz Figueras
Idealização | Emilio de Mello e Enrique Diaz
Realização: Machenka Produções
SERVIÇO:
IN ON IT
De 11 de julho a 01 de setembro de 2024
De quinta a domingo, 20h.
Local: Futuros – Arte e Tecnologia. Rua Dois de Dezembro, 63. Flamengo.
Classificação: 14 anos
Ingressos: R$80 (inteira) e R$40 (meia-entrada)
Sobre o Futuros – Arte e Tecnologia
Inaugurado há 19 anos com a proposta de democratizar o acesso a experiências de arte, ciência e tecnologia, o centro cultural Futuros – Arte e Tecnologia convida o público a refletir sobre grandes temas deste século que norteiam a sua linha curatorial: meio ambiente, ancestralidade, infância, diversidade, educação e as inúmeras questões que envolvem a tecnologia e o seu impacto no desenvolvimento da humanidade. O espaço investe de forma recorrente na produção e inovação artística, com experimentação de novas linguagens, busca revelar novos talentos e valorizar e desenvolver o setor cultural do país, além de expandir a colaboração com a cena artística internacional, consolidando o Brasil na rota mundial da economia criativa.
Nomes como Andy Warhol, Nam June Paik, Jean-Luc Godard, Luiz Zerbini e Lenora de Barros são alguns dos expoentes que já ocuparam suas galerias ao longo dos últimos anos. Seu espaço já foi palco da cena cultural carioca e nacional com eventos como Festival do Rio, Panorama de Dança, Multiplicidade, Novas Frequências e Tempo_Festival, sendo os três últimos especialmente concebidos para a instituição.
Com programação diversa e voltada para toda a família, o centro cultural abriga galerias de arte, um teatro multiuso, um bistrô e o Musehum – Museu das Comunicações e Humanidades. Com acervo de mais de 130 mil peças históricas sobre as comunicações no Brasil, promove ainda experiências imersivas e interativas que divertem e estimulam a reflexão sobre o impacto das tecnologias nas relações humanas. Em 2023, mais de 127 mil pessoas visitaram suas dependências.
Fundado pela Oi, sua principal mantenedora, e com gestão do Oi Futuro, em 2024 o Futuros – Arte e Tecnologia conta com patrocínio de BNY Mellon e EY, com apoio do Governo Federal através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, o projeto Vem, Futuro! é realizado pela Zucca Produções no centro cultural com apoio da Serede, Universidade Veiga de Almeida, Eletromidia, SANDECH Engenharia, Windsor Hoteis e Secretaria Municipal de Cultura, oferecendo programação cultural própria e abrangendo a manutenção das galerias e do teatro.