Criada em 2022 para apoiar e inspirar escolas e professores das redes públicas e privadas no processo de formação digital e tecnológica, a plataforma Órbita – Trajetórias Educacionais tem agora a oportunidade de chegar a mais educadores. Isto porque o Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e o instituto Oi Futuro, responsável pela plataforma, acabam de assinar um termo de cooperação para criação de turmas exclusivas dos cursos da Órbita para educadores de escolas públicas do país, com prioridade nos estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Com cursos como “Cultura Digital para a Educação Criativa”, “Robótica Codificada: Introdução à Programação Visual” e formação de “STEAM Clubs”, a plataforma Órbita estimula a inovação no ambiente escolar e capacita professores a usar a tecnologia no contexto ensino-aprendizagem. As aulas são online, autoinstrucionais e têm certificação para os concluintes, com conteúdo e abordagem inspirados nas práticas pedagógicas inovadoras implementadas com sucesso nas duas escolas do NAVE (Núcleo Avançado em Educação) – o programa de educação do instituto Oi Futuro.
Em apenas dois anos, os cursos do Órbita já receberam mais de 14.600 inscrições de 463 municípios de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. A parceria do Oi Futuro com o CONSED tem como objetivo alcançar ainda mais pessoas, fomentando o letramento digital de professores, a integração das tecnologias digitais no contexto educacional e o uso responsável, reflexivo e seguro de tais tecnologias. O oferecimento das turmas exclusivas almeja impactar até três mil educadores de 10 estados do Brasil no primeiro ano do projeto, prioritariamente das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Fundado há 18 anos, o NAVE é resultado de uma parceria entre o instituto e as Secretarias de Estado de Educação do Rio de Janeiro e de Pernambuco que oferece projeto educacional de ensino médio integrado ao profissional, com formações voltadas às áreas de economia criativa e tecnologia. O programa mantém o Colégio Estadual José Leite Lopes, o NAVE Rio, e a Escola Técnica Estadual Cícero Dias, o NAVE Recife, unindo o conceito de escolas públicas de Ensino Médio a cursos técnicos profissionais nas áreas de Multimídia e Programação de Jogos Digitais. Alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e à Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC – Formação Continuada), a plataforma Órbita oferece cursos desenvolvidos dentro do NAVE.
“Por meio da plataforma Órbita, o Oi Futuro compartilha sua experiência no desenvolvimento de metodologias educacionais inovadoras, no NAVE, com professores de todo o Brasil, extrapolando os muros das escolas e potencializando a multiplicação desse conhecimento. Nesta parceria com o Consed, conseguiremos chegar a mais docentes com formações focadas em inovação e tecnologia, uma demanda crescente no meio escolar e uma necessidade real do nosso tempo. Vamos ampliar o impacto da plataforma e seguir contribuindo para a transformação da educação brasileira”, afirma Sara Crosman, presidente do instituto Oi Futuro.
Sobre o Programa NAVE
Em um mundo que vive disrupções intensas trazidas pelas tecnologias digitais, novas formas de ensinar e aprender são essenciais. É com essa visão que o NAVE (Núcleo Avançado em Educação), programa desenvolvido pelo Oi Futuro, instituto de inovação e criatividade da Oi, em parceria com as secretarias estaduais de educação do Rio de Janeiro e Pernambuco, oferece Ensino Médio integrado à Educação Profissional e Tecnológica, formando jovens para as economias digital e criativa, com foco na produção de games, aplicativos e produtos audiovisuais.
Referência nacional no uso pedagógico de novas tecnologias, o Programa NAVE está se unindo a novos parceiros para formar a Aliança NAVE: uma rede de impacto na Educação do país capaz de inspirar políticas públicas que consolidem a democratização de um ensino de qualidade no Brasil.
Sobre o instituto Oi Futuro
O Oi Futuro é o instituto de inovação e criatividade da Oi para impacto social, que apoia, desenvolve e cocria programas e projetos transformadores nas áreas de Cultura, Educação e Inovação Social. Há 23 anos, o Oi Futuro estimula indivíduos, organizações e redes a construírem novos futuros, com mais inclusão e diversidade, por meio de ações e parcerias em todo o Brasil.