COM PATROCÍNIO DA CLARO, PROJETO DA PLATAFORMA CURTAEDUCAÇÃO BUSCA AMPLIAR O ACESSO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO E DOCENTES A CONTEÚDOS DE QUALIDADE QUE CONTRIBUAM PARA O PROCESSO PEDAGÓGICO
A partir de agosto, estudantes e professores da rede pública poderão contar com uma nova ferramenta para tornar o processo de aprendizagem mais prazeroso, eficiente e democrático. Lançado no último sábado, dia 24, a plataforma CurtaENEM dará acesso gratuito a um catálogo de centenas de conteúdos audiovisuais sobre temas e assuntos recorrentes no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Mais de 250 mil alunos serão beneficiados com o projeto.
O evento de lançamento, no Museu de Arte do Rio, mostrou o potencial pedagógico da iniciativa, com a participação de profissionais da educação e uma aula ministrada pela educadora Helena Theodoro sobre “Quilombos na luta pela abolição da escravatura”, tópico que costuma ser abordado nas provas do Enem.
“O projeto Claro CurtaENEM busca democratizar o acesso ao conhecimento com um catálogo gratuito que aborda temas do Brasil e do mundo. Queremos criar uma comunidade na qual educadores troquem experiências e se inspirem, enriquecendo suas práticas. Nossa missão é dar ferramentas para que os alunos se preparem para o ENEM, ampliando seu repertório cultural e desenvolvendo seu pensamento crítico, porque acreditamos que a educação é um direito de todos” – enfatiza Vanessa de Araújo Souza, produtora do projeto.
O catálogo do Claro CurtaENEM é composto por mais de 200 conteúdos – muitos deles premiados – sobre a história e a cultura brasileiras, bem como sobre ciência e temas globais atuais. Ele pode ser acessado pelo site www.curtaenem.org.br, que está organizado por disciplinas, áreas de conhecimento e temas do ENEM. Entre as obras, estão, por exemplo, os documentários “Os Anos JK”, sucesso de Silvio Tendler; “Imagens do Estado Novo”, de Eduardo Escorel, e “Biocêntricos”, de Fernanda Figueiredo, sobre o desenvolvimento de conhecimento a partir do meio ambiente, bem como a adaptação de Suzana Amaral para o livro “A Hora da Estrela”, de Clarice Lispector. Há ainda conteúdos que podem ajudar os estudantes a conhecerem melhor algumas profissões, como as séries “Arquitetos Brasileiros” e “Design Gráfico Brasileiro”, e outros sobre temas variados como as mitologias grega e afro-brasileira, a emergência climática e o racismo.
Professora de Biologia, Mestre em Educação em Ciências e Saúde pela UFRJ e envolvida na classificação de obras para a plataforma em áreas de Ciência da Natureza, Andrea Vianna comemora a criação do Claro CurtaENEM: “Me lembro quando, para utilizarmos um filme como disparador, precisávamos tê-lo em VHS e correr atrás do agendamento dos poucos videocassetes e TVs de tubo que as escolas tinham. Hoje é sensacional que uma plataforma ofereça tantos títulos com sistema de busca refinado, o que torna a utilização tão simples. Participar da classificação dos filmes foi uma experiência muito enriquecedora. Alguns títulos eu classifiquei utilizando as sinopses, mas outros eu fiquei tão encantada que optei por assistir. E quantas novas ideias, planos de aulas e insights eles me proporcionaram!
Para Kátia Montinelli, coordenadora pedagógica do projeto, o uso do audiovisual no Ensino Médio e na preparação para o ENEM é um instrumento valioso para despertar a atenção dos estudantes, tornar as aulas mais dinâmicas e envolventes e promover o desenvolvimento do pensamento crítico. Outras vantagens são facilitar a compreensão de conceitos complexos, como processos históricos e teorias sociais e contextualizar conteúdos em cenários reais, o que torna o aprendizado mais significativo. “Incorporar documentários e filmes em sala de aula facilita a adoção de metodologias interativas, como debates, projetos interdisciplinares e estudos de caso. Isso torna o ensino mais colaborativo e estimula os alunos a refletirem criticamente sobre a história e questões sociais”, avalia.
O projeto Claro CurtaENEM prevê ainda ações complementares de capacitação e orientação para o uso do audiovisual em sala de aula, voltadas para professores do Ensino Médio. São elas:
Concurso Procura-se Professor-Autor – Vai premiar os melhores relatos de professores sobre experiências de uso do audiovisual em sala de aula feitos no site do Claro CurtaENEM. O objetivo é fomentar o intercâmbio de experiências entre os docentes sobre a utilização da ferramenta, inspirando-os a inovar e alimentando a rede colaborativa do CurtaEducação, que tem mais de 60 mil educadores cadastradas. Serão distribuídos R$ 100 mil em prêmios.
Websérie “Filmes que Ensinam” – Será produzida a partir dos materiais gravados no curso homônimo e disponibilizada no site Claro CurtaENEM. Em episódios curtos, permitirá uma imersão em filmes que abordam diferentes tópicos da Base Nacional Comum Curricular, promovendo reflexões e debates sobre possíveis práticas de sala de aula.
O evento de lançamento do projeto, no próximo sábado, será realizado entre 9h30 e 16h e terá transmissão online. As vagas para participação presencial são limitadas e as inscrições devem ser feitas através do sympla.