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Com exibição gratuita de mais de 100 conteúdos, entre filmes e episódios de séries nas temáticas de Artes e Humanidades, a Mostra Competitiva da segunda edição do 2º Claro Festival Curta! Documentários começou na segunda 10 junho e seguirá aberta ao público até 10 de julho. O Festival este ano disponibiliza ao público cerca de 300 conteúdos em três mostras e vai distribuir mais de R$ 100 mil em prêmios.

Com o intuito de ampliar a difusão audiovisual, filmes e séries que estrearam recentemente na TV paga serão disponibilizados gratuitamente por 30 dias para audiência e votação pelo público via Internet. As cinco produções mais votadas em cada categoria da Mostra Competitiva serão as indicadas para apreciação pelo júri oficial, que decidirá os premiados. Para assistir e votar nos filmes o público deverá acessar o site www.festivalcurtadocs.com.br

Entre os jurados da Mostra Competitiva já confirmados estão o crítico de arte Paulo Sergio Duarte, o psicanalista Christian Dunker, a atriz Marieta Severo, a diretora Viviane Ferreira e a diretora do grupo Estação de Cinema, Adriana S. Rattes.

As duas outras mostras, “Internacional” e a “Brasileiros” (Fundo Setorial do Audiovisual), terão sua premiação indicada diretamente pelo voto popular. O Festival apresenta também uma intensa programação de atividades presenciais.

Estão programados uma masterclass com a multipremiada documentarista Susanna Lira (que dirigiu 18 longas-metragens e dezenas de curtas e séries, acumulando 120 prêmios) e quatro sessões “Salas de Montagem“, nas quais filmes inéditos,  ainda em fase final de montagem ou finalização,  serão apresentados por seus diretores e montadores que, na sequência, conversam com o público formado por estudantes de cinema, cinéfilos e profissionais interessados, simulando as “cabines” de cinema fechadas para imprensa e exibidores.

Painéis sobre políticas do audiovisual e a regulação do streaming

Além da masterclass de Susana Lira, das sessões “Sala de Montagem” e da continuada votação popular dos cerca de 300 conteúdos das três mostras simultâneas, o Festival promoverá três painéis de debates sobre política do audiovisual, coordenados por Alfredo Manevy.

Manevy é diretor de um dos filmes em destaque na competição — “Lupicínio Rodrigues: Confissões de um Sofredor” — e, entre 2006 e 2010, atuou no MinC como Secretário de Políticas Culturais e, depois, como Secretário Executivo da pasta. Hoje é membro do Conselho Superior de Cinema.

Para Manevy, é importante “sediar, durante o Festival, uma reflexão sobre o futuro dos canais super brasileiros, tanto na relação destes com a regulação de VOD hoje em debate, como pensando nas parcerias internacionais que a coprodução permite ou deverá permitir”.  Os painéis planejados são:

  1. Atualização sobre a tramitação no Congresso do Projeto de Lei de regulação do streaming, possivelmente com a presença do próprio deputado Andre Figueiredo, relator do PL;
  2. A relevância e a sustentabilidade dos canais super brasileiros previstos no sistema de fomento e difusão estruturado pela Lei 12.485 (Lei da TV Paga) – seus dilemas atuais; e
  3. Possibilidades atuais e demandas de setores da indústria para intensificação das oportunidades de coprodução internacional (também para projetos de televisão).

Os eventos presenciais terão lugar no complexo de salas Estação Net Rio (Botafogo), na última semana de julho. Os ingressos são gratuitos mas, com lugares limitados, deverão ser reservados através do Sympla a partir de data a ser divulgada na newsletter do site do Festival.

Estudantes, profissionais e interessados registrados para participar dos eventos presenciais poderão solicitar Certificados de Participação e os receberão, após os eventos, pelo email cadastrado.

O encerramento do 2º Claro Festival Curta! Documentários reunirá o júri, profissionais dos conteúdos participantes concorrendo e convidados em uma cerimônia de premiação no complexo de cinemas Estação Net Gávea, na primeira semana de agosto, com transmissão ao vivo pelo YouTube. O patrocínio é da Claro através da Lei Rouanet e do Ministério da Cultura.

Produção recente com acesso gratuito

No extenso cardápio da Mostra Competitiva estão, por exemplo, no campo das artes visuais, os filmes mais recentes sobre Adriana Varejão, Daniel Senise e Guignard. Na pauta musical o público terá acesso às biografias de Dolores Duran, Chiquinha Gonzaga e Lupicínio Rodrigues, entre outros. Revisitando a História encontraremos “Leopoldina do Brasil”, “1968 – Um ano na vida” e “Fake News”. Há séries sobre os bastidores do cinema, como “Diretores de Arte”, de Flavio R. Tambellini, e do teatro, como “Companhias do Teatro Brasileiro”, de Roberto Bomtempo. Dança, artes gráficas, design, memória, pensamento e todos os orixás do candomblé enriquecem a programação.

A Mostra Internacional, com 67 conteúdos selecionados pela equipe de curadoria do canal Curta!, disponibilizados na rede a partir do dia 17 de junho, conta com obras como “George Harrison: Living In The Material World”, “Viagem Através do Cinema Francês”, com Bertrand Tavernier, “Van Gogh, a Criação de um Mestre”, “Beatles – Behind the lyrics”, “Cannabis: A História através dos tempos” e “Mussolini, o primeiro fascista”.

Já a Mostra Brasileiros com FSA está composta por obras realizadas por produtoras brasileiras, com apoio do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), para estreia em diversos canais brasileiros independentes, que serão disponibilizadas a partir do dia 24 de junho, tendo como destaques por exemplo “Gerson King Combo”, da Giros, “Meu Amigo Fela”, da O2 Produções, “Mães da Terra”, da Caliban Filmes e “Floresta, Onde a Terra Respira”, da Plural Filmes.

Sessões “Sala de Montagem”

As sessões “Sala de Montagem” exibirão filmes muito aguardados, mas ainda não finalizados, em uma primeira apresentação por seus diretores e/ou montadores. Os quatro filmes já confirmados são:

Cazuza, Boas Novas”, com direção de Nilo Romero (também baixista e arranjador de discos icônicos de Cazuza) e montagem de Jordana Berg (montadora de vários filmes de Eduardo Coutinho). Segundo Jordana Berg, montadora de muitos filmes aclamados pela crítica, “poder mostrar um filme em processo para olhos iniciantes é incrível. Permite que acessem um filme antes do seu corte final, privilégio apenas de quem frequenta laboratórios e festivais, mas também é um privilégio de quem faz o filme poder compartilhar esse momento de dor e glória da montagem de uma ideia na sua fase final”.

Paraiso”, o novo longa da diretora Ana Rieper — um documentário sobre as heranças da condição colonial brasileira na vida diária hoje, a partir de uma narrativa musical e do uso de material de arquivo de naturezas diversas —, com montagem de Pedro Bronz, para quem “uma das ideias da montagem era criar um fluxo narrativo no qual as informações e os afetos estão dispostos hoje em nossa sociedade”. Bronz é também diretor de documentários como “O Astronauta Tupy”, sobre a trajetória do músico Pedro Luis.

Canecão – Tantas Emoções”, de Bruno Levinson com montagem de Tuco (João Lourenço).

O Brasil que não houve – As aventuras do Barão de Itararé no Reino de Getúlio Vargas“, de Renato Terra (“Uma Noite em 1967”) e Arnaldo Branco, com pesquisa de imagens do infalível Antônio Venâncio e montagem também de Jordana Berg. Para Renato Terra, “exibir um filme não terminado é um exercício maravilhoso. Permite uma reflexão sobre o processo criativo com ideias ainda frescas. O que é ainda mais precioso neste documentário que brinca com as ferramentas da própria linguagem documental”.

Difusão e fomento

Todos os conteúdos brasileiros participantes do Festival receberam financiamento pelo Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). O FSA é abastecido pela Condecine (contribuição sobre receitas do próprio setor audiovisual, para o desenvolvimento da indústria nacional). Os maiores contribuintes são as empresas de telecomunicações (94%), pelo menos enquanto as empresas globais de streaming não passam a também contribuir para o fomento da indústria nacional, como já acontece na maioria dos países europeus.

Para Julio Worcman, diretor do canal Curta! e idealizador do Festival: “Na primeira edição do Curta Documentários, em 2023, atendemos a mais de 40 mil espectadores que assistiram e votaram nos seus filmes preferidos. Esperamos, nesta 2ª edição, turbinada com o patrocínio da Claro, dar uma escala de difusão ainda maior aos mais de 170 conteúdos disponibilizados nas três mostras”. Worcman explica que “o Festival tem como objetivos centrais promover a difusão audiovisual e celebrar o sucesso do fomento ao audiovisual brasileiro produzido para a TV e VOD independentes, as vias de difusão que propiciam o maior alcance de público, a necessária permanência de disponibilidade ao público das obras fomentadas e, por consequência, o maior retorno à sociedade dos investimentos realizados pelo FSA”.

Prêmios adicionais

Dois prêmios adicionais serão oferecidos pelo site CurtaEdu, na forma de prêmios aquisição, aos dois conteúdos brasileiros que apresentem maior potencial para uso em projetos pedagógicos com alunos do ensino médio, no valor de R$10 mil, cada prêmio. Os vencedores serão escolhidos por um comitê pedagógico vinculado ao projeto Claro Documentários para o Enem, que oferecerá acesso a um catálogo de documentários para até 200 escolas e 250 mil alunos da rede pública inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2024, ação de difusão audiovisual também patrocinada pela Claro.

Sobre o Grupo Curta!

O canal Curta!, linear, está presente nas residências de mais de 10 milhões de assinantes de TV paga e pode ser visto nos canais 556 da Claro TV, 75 da Oi TV e 664 da Vivo Fibra; além de em operadoras associadas à NEO.

O CurtaOn, clube de documentários do Curta!, disponível no Prime Video Channels, na Claro TV+ e no site da plataforma, conta com centenas de filmes e episódios de séries documentais organizadas por temas de interesse sobre cultura e humanidades. Há também pastas especiais com novidades — que estreiam a cada mês —, conteúdos originais, inéditos e exclusivos, biografias, além de uma degustação para quem ainda não é assinante do serviço. Os seis primeiros meses de assinatura tem o valor de R$ 9,90/mês e depois desse período passa para R$ 14,90/mês.

O BrasilianaTV é o novo streaming do Curta!. Distribuído gratuitamente para todos os assinantes da Claro TV+ inicialmente sem custo adicional. O serviço oferece uma ampla gama de séries e filmes brasileiros, abrangendo tanto as ficções quanto os documentários, desde os clássicos do nosso cinema até produções mais recentes.

O PortaCurtas, primeiro e maior site de catalogação e exibição de curtas-metragens do Brasil, tem em seu acervo desde clássicos do cinema nacional a obras recentes que se destacaram em festivais. Para ter acesso ao catálogo, basta assinar o plano através do site oficial Porta Curtas no valor de R$ 6,90/mês. Assinantes Claro tv+ têm acesso gratuito a todo o acervo;

O CurtaEducação, plataforma que une educação e entretenimento disponibilizando o streaming de filmes e ferramentas de internet para promover o uso do audiovisual como recurso pedagógico através de uma rede colaborativa de professores que compartilham idéias para uso dos filmes em projetos no ambiente escolar.

As atividades do Grupo Curta! também promovem a geração de royalties para produtores audiovisuais independentes, com a remuneração de seus direitos audiovisuais nas diferentes janelas de streaming. Os catálogos CurtaOn, PortaCurtas e BrasilianaTV repassam anualmente mais de R$1,5 milhão de reais em royalties aos produtores dos conteúdos disponibilizados.

Para mais informações entre em contato:

Jéssica Riquena:: jessica.riquena@agenciafebre.com.br  21 96578-0710

Katia Carneiro:: katia.carneiro@agenciafebre.com.br 21 99978-2881

Ou curta@agenciafebre.com.br

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