EXIBIDO NO FESTIVAL VARILUX 2020, LONGA-METRAGEM CHEGA ÀS PLATAFORMAS DE VOD NO DIA 17 DE DEZEMBRO
Uma fábula com valores universais como a amizade, a importância da família e da natureza. Assim é “A Famosa invasão dos ursos na Sicília”, animação do renomado ilustrador italiano Lorenzo Mattotti, que chega ao NOW da Claro/NET e ao Vivo TV nesta quinta-feira, dia 17 de dezembro. O longa, que acaba de integrar a programação do Festival Varilux de Cinema Francês 2020, é baseado no livro homônimo do escritor italiano Dino Buzzati, tem trilha sonora de René Aubry e vozes de Jean-Claude Carrière, Leïla Bekhti e Thomas Bidegain. A distribuição no Brasil é da Bonfilm.
Indicado em seis categorias no Festival de Cannes 2019, ao César 2020 de melhor animação e vencedor do Prêmio da Fondation GAN pour le Cinéma, o longa-metragem arrancou elogios da crítica francesa e da brasileira. Mattoti conta que leu o livro primeira vez, quando tinha 16 anos, entre o fim dos anos 1960 e o início dos anos 1970. Muitos tentaram comprar os direitos para verter o livro para o cinema, mas Buzzati sempre recusou. Após a sua morte, o ilustrador acabou convencendo a viúva do escritor. Foram quase dois anos de trabalho, desde a pré-produção, para que a animação ficasse pronta e integram a equipe cerca de 150 pessoas.
Destinado a toda a família, a história de “A Famosa invasão dos ursos na Sicília” começa com o rei dos ursos em busca do filho desaparecido. Ele lidera seu clã até as montanhas da Sicília e, alegando rigor de um inverno que ameaça matar todos de fome, decide invadir a planície habitada pelos homens. Com ajuda de seu exército e de um mágico, o rei consegue obter a vitória e reencontra o filho. Mas logo chega à conclusão de que o povo dos ursos não foi feito para viver no país dos homens…
“Fábula ecológica que põe frente a frente a inocência dos animais e a corrupção
política, este filme – no qual se sobrepõem várias narrativas –
extrai seu encanto de diferentes fontes, desde lendas do Mediterrâneo até a
Renascença italiana passando pela commedia dell’arte
e pelo veterano do cinema de animação francês, Paul Grimault.”
Guillemette Odicino, Télérama
“Pequena joia do cinema de animação a serviço de uma poderosa parábola
sobre a obsessão pelo poder – o conjunto é apresentado
com um tratamento gráfico espetacular.”
Olivier Pélisson, Bande à part
“Arte de alto nível, a serviço de uma história cheia de reviravoltas e de humor tragicômico:
um filme precioso tanto para as crianças, como para os adultos.”
Renaud Baronian, Le Parisien
Primeiro longa-metragem de sua carreira, Lorenzo Mattotti é mais conhecido por seus trabalhos como ilustrador em revistas do mundo inteiro, como Cosmopolitan, Vogue, The New Yorker, Le Monde e Vanity Fair. Em 2005 esteve no Brasil para conhecer, acompanhar e desenhar o carnaval carioca. No ano seguinte, o artista voltou ao país para autografar o resultado de seu trabalho, o livro “Carnaval – Cores e Movimentos”, da Editora Casa 21.
Ele publicou suas primeiras histórias em quadrinhos no fanzine francês Biblipop e, em seguida, na revista Circus. Em 1977, lançou seu primeiro livro “Alice Brum-Brum”, adaptação livre e fantasiosa de Alice no País das Maravilhas. Seu primeiro trabalho foi marcado pela influência dos quadrinhos underground norte-americanos. Aos poucos evoluiu e, a partir de 1982, com “Il Signor Spartaco”, passou a um universo bastante pictórico apoiado no uso de tinta a óleo e pastéis. A partir de 1984, publica na revista Alter Alter a HQ Fuochi (Fogos), que o consagra como “um dos desenhistas mais marcantes da nova geração italiana”.
Lorenzo Mattotti recebeu diversos prêmios por seus desenhos, entre os quais o Grande Prêmio da Bienal de Ilustração de Bratislava (BIB), em 1993, por Eugenio e o Yellow Kid de melhor ilustrador de 1997, em Roma.
Fotos:
https://drive.google.com/drive/folders/1NYtTMyCZ2JzFsPem1Pyfk0dVnNLkHl3R?usp=sharing
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Sobre a Bonfilm
Produtora e distribuidora, a Bonfilm é realizadora do Festival Varilux de Cinema Francês, que completou dez anos em 2019. Sucesso de público e mídia, o evento esteve no ano passado em 86 cidades e 23 estados brasileiros. Nesses dez anos foram realizadas cerca de 35 mil sessões e somou um público de mais de um milhão de espectadores (1.064 milhão). Desde 2015, a Bonfilm realiza também o festival de filmes ópera “Ópera na Tela” ao ar livre no Rio de Janeiro e em cinemas de todo Brasil. Em 2019 promoveu uma primeira edição em São Paulo.
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Katia Carneiro:: katia.carneiro@agenciafebre.com.br
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