Pelo segundo ano consecutivo, a Firjan SESI ocupa o centro cultural Futuros – Arte e Tecnologia com projetos de artes cênicas – espetáculos de circo e teatro adulto e infantojuvenil. Entre 3 e 10 de novembro, estarão em cartaz no centro cultural sete encenações da Mostra Firjan SESI 2024, fruto da parceria entre as duas instituições. Os trabalhos foram selecionados no Edital de Cultura da Firjan SESI, lançado com apoio do Oi Futuro. Destinados a toda a família, as apresentações são gratuitas, bastando a retirada de ingressos pelo Sympla.
“O Futuros – Arte e Tecnologia tem uma parceria de longa data com a Firjan SESI e, ao apresentar esta mostra, renovamos o compromisso com a cultura do estado. A excelente programação, com entrada gratuita, oferece um panorama de novas obras criadas por grupos e companhias de diferentes regiões do Rio de Janeiro, selecionadas por meio de edital. Serão diferentes histórias, formatos e temas que, mais uma vez, surpreenderão o público que fez da edição do ano passado um dos nossos grandes sucessos em 2023”, destaca Victor D’Almeida, gerente de cultura do instituto Oi Futuro.
Antenor Oliveira, gerente de Cultura e Arte da Firjan SESI, destaca que a Mostra é o resultado das proposições artísticas que o Edital de Cultura incentiva, contribuindo para toda a cadeia produtiva das diversas vertentes da arte. Neste caso, circo e teatro adulto e infantojuvenil. “Além disso, uma mostra como esta potencializa a vocação cultural dos territórios, conectando esses artistas a um público frequentador do Futuros – Arte e Tecnologia e promovendo a valorização de projetos que preconizam a diversidade e a originalidade”, avalia.
A programação
03.11, às 19h | Tudo que Eu (Não) Vivi – Circo – no Teatro
Sinopse: O que cabe numa mala de mão? Se você precisasse sair agora e precisasse levar apenas o essencial, nas mãos, o que você levaria?
Três rapazes que saíram de suas respectivas terras natais se conhecem num quarto precário numa pensão na dita Cidade Maravilhosa, levando seus medos, seus sonhos, suas paixões e a insegurança de pisar num território desconhecido.
De forma, ora inusitada ora cotidiana, eles contam como fizeram e fazem pra não deixar de viver e continuar a sonhar.
06.11, às 19h | Ensaio – Teatro Adulto – no Teatro
Sinopse: Ensaio é o nome do espetáculo que apresenta o encontro de 3 pessoas com deficiência enviando cápsulas de suas vidas para o futuro. A ficção científica transporta através dos tempos, possibilidades de mundos habitáveis para estes corpos e para as suas ancestralidades através da luz negra.
07.11, às 19h| Zimba ou um Novo Vestido – Teatro Adulto – no Teatro
Sinopse: A peça narra uma pessoa passando por uma cirurgia para a retirada de um tumor cerebral, dividida entre realidade, memória e delírio, e de repente se vê incorporado por Ziembinski, o Zimba. Seus amigos atores estão ajudando a montagem e ele próprio não é mais ele. Ele é Ziembinski. Sem saber o que acontece, enquanto escreve a dramaturgia e cuida da encenação, recebe auxílio de figuras como Tomás Santa Rosa, Abdias do Nascimento, Brutus Pereira, Walmor Chagas, Cacilda Becker e Nelson Rodrigues.
08.11, às 19h | Raiva – Teatro Adulto – no Teatro
Sinopse: “Experimento RAIVA” com Martha Ribeiro, Manuela Llerena, Alice Morena, Maria Esmeralda Fortes, Pedro Kosovski e instalação cênica de Juliana Ronchesel, se constrói a partir de pontos cegos do mito Medeia, na tragédia de Eurípedes. Quatro mulheres tecem, desfazem e puxam fios soltos do trajeto desmedido de Medeia: a traição de Jasão, o banimento da cidade pelo tirano Creonte e, por fim, o sacrifício de seus filhos. A trama de Medeia entrelaça-se com o cotidiano das quatro atrizes que tecem a narrativa: quais as linhas de fuga para o labirinto sem respostas de Medeia, no qual o sacrifício se coloca como única solução?
09.11, às 16h| Bendito Sangue – Teatro Infantojuvenil – no Teatro
Sinopse: Escrito e dirigido pela autora carioca Eliane França, é uma peça que fala sobre menstruação para todas as idades, em especial às crianças e ao público infanto juvenil. Três atrizes abordam o tema – ainda tabu em nossa sociedade, de maneira lúdica, com músicas inéditas executadas ao vivo. O espetáculo é também uma homenagem ao fazer teatral em várias de suas formas: o teatro de bonecos, de sombras, os jogos teatrais, números de plateia, inspiração na palhaçaria e muito mais. Ao afirmar que “estamos todos em cena”, o espetáculo diverte não só os pequenos, mas também quem os acompanha.
09.1, às 20h |Optchá – Circo – no Teatro
Sinopse: “Optchá!” é um espetáculo que combate o racismo e os estereótipos atribuídos ao povo cigano, destacando sua rica cultura e tradição. A apresentação une as artes circenses e a cultura cigana, transportando o público para um acampamento nômade repleto de elementos tradicionais. Com acrobacias, malabares, chicote, mágica, equilibrismo, palhaçaria, canto e dança cigana, “Optchá!” promove o respeito e a valorização de grupos sociais marginalizados, celebrando a diversidade cultural. Garanta já seu ingresso e não perca este espetáculo!
10.11, às 16h| Rosa e a Menina Flor – Teatro Infantojuvenil no Teatro
Sobre o Futuros – Arte e Tecnologia
Inaugurado há 19 anos com a proposta de democratizar o acesso a experiências de arte, ciência e tecnologia, o centro cultural Futuros – Arte e Tecnologia convida o público a refletir sobre grandes temas deste século que norteiam a sua linha curatorial: meio ambiente, ancestralidade, infância, diversidade, educação e as inúmeras questões que envolvem a tecnologia e o seu impacto no desenvolvimento da humanidade. O espaço investe de forma recorrente na produção e inovação artística, com experimentação de novas linguagens, busca revelar novos talentos e valorizar e desenvolver o setor cultural do país, além de expandir a colaboração com a cena artística internacional, consolidando o Brasil na rota mundial da economia criativa.
Nomes como Andy Warhol, Nam June Paik, Jean-Luc Godard, Luiz Zerbini e Lenora de Barros são alguns dos expoentes que já ocuparam suas galerias ao longo dos últimos anos. Seu espaço já foi palco da cena cultural carioca e nacional com eventos como Festival do Rio, Panorama de Dança, Multiplicidade, Novas Frequências e Tempo_Festival, sendo os três últimos especialmente concebidos para a instituição.
Com programação diversa e voltada para toda a família, o centro cultural abriga galerias de arte, um teatro multiuso e o Musehum – Museu das Comunicações e Humanidades. Com acervo de mais de 130 mil peças históricas sobre as comunicações no Brasil, promove ainda experiências imersivas e interativas que divertem e estimulam a reflexão sobre o impacto das tecnologias nas relações humanas. Em 2023, mais de 127 mil pessoas visitaram suas dependências.
Fundado pela Oi, sua principal mantenedora, e com gestão do Oi Futuro, em 2024 o Futuros – Arte e Tecnologia conta com patrocínio de BNY e EY, com apoio do Governo Federal através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro – Lei do ISS, o projeto Vem, Futuro! Ano 2 é realizado pela Zucca Produções, em parceria com o Oi Futuro, no centro cultural, com patrocínio da Serede, Oi, Tahto e Prefeitura do Rio de Janeiro/SMC, oferecendo programação cultural, ações educativas e abrangendo infraestrutura de apoio nas galerias, no teatro e no Musehum.