EN | ES
<    Voltar para Notícias



Programado para os cinemas de todo o país entre os dias 7 e 20 de novembro, o 15º Festival Varilux de Cinema Francês realiza a sétima edição do seu já tradicional LAB Franco-Brasileiro de Roteiros em parceria com o Conservatório Europeu de Escrita Audiovisual (CEEA), escola parisiense referência para a formação de roteiristas, na França.  As inscrições são gratuitas entre 10 de julho e 9 de agosto e os selecionados serão escolhidos pela comissão técnica do festival. Destinado a roteiristas, diretores e realizadores, a atividade propicia o desenvolvimento da escrita de projetos de roteiros de longa-metragem de ficção e de séries de TV.

Coordenado por François Sauvagnargues, especialista de ficção e ex-diretor geral do FIPA, Festival Internacional de Programação Audiovisual (Biarritz, França), o LAB terá como professores os roteiristas Corinne Klomp, Claire Barré, Jean-Marie Chavent e Monica Rattazzi, todos roteiristas e integrantes do Conservatório Europeu de Escrita Audiovisual. Os 16 participantes selecionados serão divididos em quatro grupos que trabalharão durante cinco dias. A formação será no Rio de Janeiro, entre os dias 4 e 8 de novembro. A inscrição deve ser feita pelo formulário acessado em https://variluxcinefrances.com no qual se encontra o regulamento e outras informações. Uma taxa de participação de R$500,00 (quinhentos reais) sera cobrada.

O LAB terá duas modalidades de roteiros: de longa-metragem de ficção, original ou adaptado, e de série de ficção para televisão. O objetivo é explorar os fundamentos e a metodologia da construção dramática, acompanhar a escrita, explorar abordagens que facilitem a construção da história, orientar os autores ajudando-os a encontrarem suas particularidades e a construir uma narração. Entre teoria e prática, o LAB promove a troca de experiências entre palestrantes europeus com larga experiência, e profissionais brasileiros, contribuindo para estimular o intercâmbio de conhecimentos, e incentivar coproduções futuras entre Europa e Brasil. Já passaram pelo Laboratório de Roteiro nomes como Ana Rieper, Angelo Defanti, Estevão Ciavata, João Miguel, Sabrina Fidalgo e Wagner Assis. Para outras informações sobre o Lab: lab@bonfilm.com.br (Coordenadora: Nathalie Tric).

O Festival Varilux de Cinema Francês é realizado pela produtora Bonfilm e tem como patrocinadores principais a Essilor/Varilux e a Pernod Ricard/Lillet, além do Ministério da Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura. Outros parceiros importantes são as unidades das Alianças Francesas em todo Brasil, a Embaixada da França no Brasil, as empresas, Air France, Fairmont (grupo Accor), além das distribuidoras dos filmes e os exibidores de cinema independente/de arte e as grandes redes de cinema comercial.

Sobre a Bonfilm

Além de distribuidora de filmes, a Bonfilm é realizadora do Festival Varilux de Cinema Francês que, nos últimos 14 anos, promoveu mais de 35 mil sessões nos cinemas e somou um público de mais de um 1,2 mil espectadores. Desde 2015, a Bonfilm organiza o festival Ópera na Tela, evento que exibe filmes de récitas líricas em uma tenda montada ao ar livre no Rio de Janeiro, e que já teve uma edição em São Paulo, além de cinemas de todo Brasil.