EN | ES
<    Voltar para Notícias



ONLINE E GRATUITO, ROTEIRO VISITA HISTÓRICOS PONTOS DA CENA TEATRAL CARIOCA PASSANDO PELA PRAÇA TIRADENTES, CINELÂNDIA E LAPA

Com o tema Teatros do Centro do Rio, o projeto cultural Rolé na Rede promove neste domingo, 26, às 10h, seu passeio virtual em homenagem ao Dia Nacional do Teatro, celebrado no último dia 19. O evento, 100% online e gratuito, será transmitido ao vivo pela plataforma Zoom e terá transmissão simultânea pelo Facebook do projeto.

Guiados pelos historiadores Roberta Baltar e William Martins, os rolezeiros vão poder experienciar, ao longo desse Rolé, como o passado e presente da cidade dialogam com a história do teatro. Foi aqui, afinal, que a família real portuguesa mandou construir o primeiro espaço destinado às artes: o Real Theatro de São João, fundado em 1813, apenas cinco anos após a chegada da Corte ao Brasil. Localizado na Praça Tiradentes, onde hoje é o Teatro João Caetano, o lugar logo se transformou em ponto de encontro, local para ver e ser visto. 

Alguns momentos importantes das artes cênicas e seus espaços na cidade serão abordados no passeio, como: o Teatro de Revista, que fazia crônicas da cidade e viveu dias de glória em espaços como o Teatro Rival Refit e o Carlos Gomes; a inauguração do Theatro Municipal, em 1909, uma síntese do projeto republicano para a então capital do país; e o Teatro Riachuelo, antigo Cine Palácio e hoje um espaço plural de expressão e arte, unindo música, teatro, dança, entre outras manifestações artísticas, com o objetivo de atrair os mais diversos públicos.  

Ao longo dos séculos, os espaços dedicados ao teatro se multiplicaram e o Rio de Janeiro conta hoje com mais de uma centena de teatros, com tamanhos variados e arquiteturas diversas, cada um com sua relevância histórica para a produção cultural da cidade.  Este passeio virtual será uma grande oportunidade tanto para as pessoas conhecerem o papel social desses lugares na formação da cidade como para matarem um pouco da saudade dos teatros, tão afetados pela pandemia, afirma Isabel Seixas, idealizadora e coordenadora do projeto Rolé Carioca

Com tantos teatros cheios de histórias espalhados por todo o Rio, o passeio virtual do domingo será voltado para os espaços icônicos dentro do corredor cultural do Centro da cidade: desde a Praça Tiradentes, onde estão os teatros João Caetano e Carlos Gomes, passando pela Cinelândia e Lapa, com o Theatro Municipal, Riachuelo, Rival Refit e Sala Brigite Blair. Também não poderia faltar o Tá na Rua, projeto do diretor Amir Haddad que leva as artes cênicas às praças da cidade. 

O roteiro inédito integra a programação do nono ano do projeto Rolé Carioca, que já levou mais de 24 mil pessoas pelas ruas do Rio quando era realizado presencialmente e que, desde a pandemia da Covid-19, passou a ser virtual. O Rolé Carioca conta com o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Cultura, da Estácio e da Operadora Nacional do Sistema Elétrico (ONS), copatrocínio da First RH Group e Shift Gestão de Serviços, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS, e apoio da Lecca.

FOTOS:

https://drive.google.com/drive/folders/1ZZa0FMwoZe_Vt229ZhL9S99tc0c_FqMI?usp=sharing 

Rolé na Rede

Teatros do Rio

Data: 26 de setembro (domingo)

Hora: 10 horas

Participação: O link do Zoom será liberado às 9h50 nos perfis do projeto (Facebook e Instagram)

Duração: aproximadamente 1 hora

Gratuito – Não é necessário fazer inscrição

Site: www.rolecarioca.com.br

Facebook: /RoleCarioca

Instagram: @rolecarioca

YouTube: /RoleCarioca

Sobre o Rolé Carioca

O Rolé Carioca é um projeto cultural que pesquisa, cataloga e difunde conteúdo sobre o patrimônio histórico e cultural do Rio de Janeiro. O Rolé, como chamam os mais de 40 mil seguidores do projeto, tem a missão de formar um acervo multiplataformas sobre a história, cultura e memória da cidade, com ações que apresentam esse acervo em diferentes formatos, tais como passeios guiados por mais de 45 roteiros, banco de dados com mais de 400 pontos mapeados, canal de vídeos, site, jogos etc.

Criado em 2013 a partir de passeios presenciais por diferentes roteiros, contando histórias sobre o Rio e seus personagens, o Rolé Carioca expande sua atuação em 2021 se dedicando a ouvir histórias de moradores e trazer reflexões sobre o espaço urbano por meio de ações como o Mapa de Memórias, o webseminário Papo de Rolé e a mostra de filmes CineCidades – adaptando a sua programação ao momento de pandemia.

O projeto considera as dimensões sociais, culturais e naturais da cidade para construir plataformas práticas de difusão da memória da cidade: uma memória social, histórica e afetiva. Por sua metodologia e resultados, o Rolé Carioca foi um dos vencedores de 2019 do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, concedido pelo IPHAN a iniciativas de preservação e difusão do patrimônio histórico e cultural.

Sobre o Estúdio M’Barakå (UM-BA-RA-KÁ) – Realizador e idealizador do projeto Criado há 15 anos por Isabel Seixas e Diogo Rezende, o estúdio M’Baraká desenvolve projetos múltiplos com profissionais de diversos segmentos e se destaca por sua metodologia, que envolve criação, pesquisa, planejamento estratégico e direção de arte. Desde 2013, a economista Larissa Victorio faz parte da sociedade. Os projetos do grupo são únicos, focados na criação de experiências relevantes, que geram conhecimento e valor para seus públicos: www.mbaraka.com.br

O Rolé Carioca conta com o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Cultura, da Estácio e da Operadora Nacional do Sistema Elétrico (ONS), copatrocínio da First RH Group e Shift Gestão de Serviços, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS, e apoio da Lecca e do Congresso Mundial de Arquitetura.

Para outras informações entre em contato

Felipe Teixeira:: felipe.teixeira@agenciafebre.com.br (21)98117-5791

Kátia Carneiro:: katia.carneiro@agenciafebre.com.br (21) 99978-2881