Projeto traz uma programação ampla com exposições, palestras, oficinas, espetáculos teatrais e musicais gratuitos e a preços populares extensivos a toda população
Uma programação ampliada e acessível a todos os públicos do centro cultural ao longo de 11 meses. Assim é o projeto Vem, Futuro! realizado pela Zucca Produções, com correalização de Futuros – Arte e Tecnologia e gestão cultural do Oi Futuro, que acaba de ser lançado. A proposta é oferecer uma agenda cultural diversificada que inclui exposições, espetáculos teatrais, palestras, oficinas, entre outros eventos, para todos aqueles que já consomem cultura e outros que estão por vir. Os patrocinadores são a Prefeitura do Rio de Janeiro, a Secretaria Municipal de Cultura, Serede, Universidade Veiga de Almeida, Eletromidia, SANDECH Engenharia e Windsor Hoteis, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro.
“O centro cultural Futuros – Arte e Tecnologia é um dos espaços culturais mais tradicionais e importantes da cidade do Rio de Janeiro. A parceria da Zucca Produções com o Oi Futuro vem de longa data, desde a abertura do Centro Cultural, em 2005. Esta trajetória nos leva ao Vem, Futuro!, um projeto pensado para compor parte da programação cultural do Futuros e colaborar na oferta das atividades culturais para a população carioca que fazem deste espaço um local democrático e inclusivo de arte, tecnologia e reflexão. Para isso, tem sido fundamental a parceria com outros patrocinadores e o apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura do Rio”, afirma Julio Zucca, diretor da Zucca Produções.
O Vem, Futuro! faz parte do novo posicionamento de Futuros – Arte e Tecnologia que, alinhado com a tendência internacional de diversificação de patrocínios de equipamentos culturais, desde abril último, recebeu novo nome e abriu as portas para investimentos de outros patrocinadores.
“O Oi Futuro acredita no coletivo. E nada melhor do que a união de empresas e de pessoas com o objetivo comum de preservar e fomentar a cultura. Um projeto como o Vem, Futuro! é de enorme importância para a cidade do Rio, para seus moradores e seus visitantes, porque amplia e democratiza o acesso à arte”, destaca Sara Crosman, presidente do Oi Futuro.
Sobre a Zucca Produções
A produtora cultual carioca é dirigida pelo produtor e mestre em Bens Culturais Julio Zucca e pela atriz, escritora e doutoranda em mídias criativas, Gisela de Castro. Durante sua trajetória de 20 anos, a empresa vem tendo uma atuação ampla e diversificada na área cultural. Realizou mais de uma centena de projetos de formatos variados, como espetáculos de artes cênicas, shows e festivais de música, gravações de discos, exposições de artes visuais, projetos de arte-educação, pesquisa artística e publicações de livros – os mais recentes pela editora Zucca Books, que já lançou cinco livros para crianças. Além dos projetos, a Zucca presta consultoria para outras entidades, como produtoras audiovisuais, fundações culturais, editoras e centros culturais; e ainda promove cursos e workshops na área cultural.
Sobre o Futuros – Arte e Tecnologia
Inaugurado há 18 anos com a proposta de democratizar o acesso a experiências de arte, ciência e tecnologia, o centro cultural Futuros – Arte e Tecnologia tem a Oi como fundadora e principal mantenedora. Em abril de 2023, sob a chancela do Oi Futuro, o equipamento cultural se abriu a novos parceiros: EY, Eletrobras Furnas e BMA Advogados são os primeiros patrocinadores anunciados pela instituição.
Com programação diversa que aposta na convergência entre arte contemporânea, ciência e tecnologia, Futuros recebe cerca de 100 mil visitantes por ano. O espaço abriga galerias de arte, um teatro multiuso, um bistrô e o Musehum – Museu das Comunicações e Humanidades, que detém um acervo de mais de 130 mil peças históricas sobre as comunicações no Brasil. O Musehum promove experiências imersivas e interativas que convidam a refletir sobre o impacto das tecnologias nas relações humanas.
As galerias do centro cultural já foram ocupadas por expoentes internacionais de diversas vertentes, como Andy Warhol, Nam June Paik, Tony Oursler, Jean-Luc Godard, Pierre et Gilles, David Lachapelle, Chantal Akerman; e brasileiros como Luiz Zerbini, Rosângela Rennó, Daniel Senise, Lenora de Barros, Iran do Espírito Santo, Arthur Omar, Marcos Chaves e outros. Nas artes cênicas, o espaço foi palco de espetáculos inéditos e premiados de Felipe Hirsh, Gerald Thomas, Enrique Diaz, Antonio Abujamra, Denise Stoklos, Victor Garcia Peralta, Aderbal Freire, João Fonseca e outros.
Com quase duas décadas de trajetória, Futuros – Arte e Tecnologia também sediou diversos eventos de destaque na cena cultural carioca, incluindo Festival do Rio, Panorama de Dança, FIL, Multiplicidade, Novas Frequências e Tempo_Festival, sendo os três últimos especialmente concebidos para a instituição.
Sobre a Serede
A Serede é uma empresa brasileira que conta com soluções integradas em implantação, operação e manutenção em redes de fibras ópticas, FTTH, banda larga, TV por assinatura, telefonia e dados.
Sua trajetória começou em 2007 e hoje está presente em 18 estados e em mais de 3.000 municípios do Brasil, ultrapassando a marca de 10 milhões de domicílios cabeados por fibra óptica. A Serede possui ampla estrutura e capilaridade para atuar de forma global, ofertando serviços para várias empresas nacionais e internacionais utilizando o know-how adquirido em empresas do segmento de Telecom, aliado à evolução do portfólio, a qualidade dos serviços e experiência conquistada ao longo de 15 anos de serviços prestados.
Sobre a Universidade Veiga de Almeida
Fundada em 1972, a Universidade Veiga de Almeida (UVA) está entre as dez melhores instituições privadas de ensino superior do Brasil, segundo o Ministério da Educação (MEC). A UVA oferece cerca de 150 cursos nas modalidades presencial, semipresencial e a distância, entre graduações, MBAs, especializações, mestrados, doutorados e extensão, incluindo cursos com certificação internacional. A atuação da Veiga de Almeida engloba Ciências Biológicas e da Saúde, incluindo Medicina, Comunicação, Engenharia, Arte & Design, Exatas, Humanas, Negócios e Tecnologia. Além de quatro campi no estado do Rio de Janeiro (Tijuca, Barra, Botafogo e Cabo Frio), a infraestrutura da UVA é composta por bibliotecas, laboratórios modernos, um Centro de Saúde com atendimentos de Odontologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Nutrição, além de toda a estrutura do curso de Medicina no campus Botafogo. A partir de 2011, a Veiga passou a integrar a Rede Ilumno, um grupo internacional de instituições de ensino, que tem como principal objetivo ampliar o acesso à educação superior de qualidade nas Américas.
Sobre a Eletromidia
A Eletromidia conversa semanalmente com mais de 27 milhões de pessoas através de mais de 70 mil pontos de contato, sendo destes 47 mil ativos digitais. Presente nas ruas dos 10 maiores mercados publicitários do Brasil, a Eletromidia constrói conexões urbanas entre marcas e pessoas levando conteúdo, serviços e experiências que inovam diariamente o conceito de OOH. Única companhia do setor com atuação nas cinco verticais do OOH: ruas, prédios residenciais e comerciais, shoppings, aeroportos e transportes, a Eletromidia possui o maior inventário digital do País e é a primeira empresa de mídia do Brasil a ser listada na B3.
Sobre a SANDECH Engenharia
A SANDECH desenvolve soluções completas em engenharia multidisciplinar e gerenciamento de projetos. Comprometida com o crescimento e desenvolvimento do Brasil, a empresa atua em todo território nacional, oferecendo soluções inovadoras em projetos de engenharia industrial, com uso de recursos tecnológicos, como o Drone e Laser Scanner, e integração ao modelo BIM.
Sobre a Rede Windsor Hoteis
Há 36 anos como referência no setor de turismo, a Rede Windsor possui 17 hotéis de três a cinco estrelas. Dona de um dos maiores grupos hoteleiros independentes do país, tem 15 unidades no Rio de Janeiro – entre Zona Sul, Barra da Tijuca e Centro –, além de duas unidades em Brasília.
A rede carioca conta ainda com o Centro de Convenções & Hotéis Windsor, o maior centro integrado de hotéis e eventos da capital fluminense, onde estão o Windsor Barra, Windsor Oceânico e o Windsor Tower, além do Centro de Convenções. O espaço tem 23 mil metros quadrados, 90 salões multiusos, a maior plenária comporta até 2.500 pessoas, com capacidade de atender a um público flutuante de até sete mil pessoas. Como reconhecimento por excelência em prestação de serviços de hospedagem, gastronomia e eventos, figura em premiações nacionais e internacionais.
Além disso, a Rede Windsor pretende investir em novas frentes que reforçam a sua solidez no mercado, assim como o cuidado com os hóspedes e com o aspecto social. Com esse posicionamento, a empresa reforça alguns dos seus principais valores, como excelência, sustentabilidade e solidariedade. E com o objetivo de atrair mais hóspedes e por acreditar em novas modalidades de comercialização, buscando sempre uma personalização no atendimento, a área de Vendas da Rede Windsor adotou uma flexibilização nas tarifas dos seus hotéis, disponibilizando valores das diárias com e sem café da manhã incluído.
Para mais informações sobre o Vem, Futuro! e o Futuros – Arte e Tecnologia, entre em contato:
Felipe Teixeira – felipe.teixeira@agenciafebre.com.br
Katia Carneiro – katia.carneiro@agenciafebre.com.br