EN | ES
<    Voltar para Notícias



Apresentada por Carlos Nader, a série traz entrevistas com Eduardo Coutinho e Glenn Greenwald

Sucesso na programação do Curta!, o filme “O Método”, de Carlos Roberto Franke e Liliana Sulzbach, de 2019, se dedica aos bastidores do gênero documentário. E, com o mesmo objetivo de provocar reflexões sobre a arte de retratar o mundo, a produção se expande e se transforma em uma série homônima de quatro episódios, com direção de Liliana Sulzbach. Inédita e exclusiva, a obra discute também formas de trabalho, processos criativos, possibilidades de narrativas e traz análises da obra de diretores renomados.

Após retornar às origens do cinema, relembrando os irmãos Lumiére e Robert Flaherty, a série “O Método” discute temas como a presença do autor, a razão investigativa e política da obra, linguagem e estética. A série é conduzida pelo documentarista Carlos Nader e, entre os entrevistados, estão o jornalista vencedor do Pulitzer Glenn Greenwald, por sua participação em “Citizenfour”, filme vencedor do Oscar; o crítico e teórico de cinema Bill Nichols, que fala sobre ética e história; e o cineasta Eduardo Coutinho, sobre o rigor de uma obra baseada na potência de entrevistas.

Os episódios se dividem em temáticas fundamentais para uma reflexão integrada e, por isso, enriquecedora. Exibidos semanalmente, os títulos são “O Real e a Ficção”, “A Linguagem”, “A Ética e a História” e “O Autor e a Obra”. O primeiro capítulo trata da dicotomia entre realidade e ficção como uma espécie de “zona de risco”, onde o documentarista precisa entrar para produzir uma obra de valor artístico.

O Método” é uma produção da Tempo Porto Alegre viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual. A série também estará disponível no Curta!On, streaming do Curta! no NOW, da NET / Claro.