EN | ES
<    Voltar para Notícias



Durante o período, canal se expandiu para o streaming através do Curta!On, Tamanduá.TV e Tamanduá.Edu

Em 2012, quando o Curta! estreou na TV paga, o setor do audiovisual brasileiro estava ávido por espaços de criação, produção e distribuição. Porém, havia pouco ou quase nenhum investimento em produções independentes, e a chegada do canal foi um verdadeiro divisor de águas nesse panorama. De lá para cá, o mercado passou por diversas mudanças. Houve períodos de efervescência produtiva e, agora, caminha a passos lentos, tentando se reerguer após o baque de uma pandemia e diante da paralisação dos mecanismos de fomento. Mas, mesmo com tantos desafios, o Curta! vai muito bem, obrigado. O canal se expandiu para o Grupo Curta!, que contempla também as plataformas de streaming Curta!On, TamanduáTV e TamanduáEdu. 

Consolidando o objetivo de ser um incentivador do audiovisual brasileiro, em nove anos, o Curta! viabilizou mais de 200 projetos, entre longas-metragens e séries, ao lado de 125 produtoras. Ao todo, são 66.700 minutos de programação, entre produções que já foram ao ar e as que estão em desenvolvimento. “Vivemos o desafio constante de ajudar os realizadores e parceiros a viabilizar e dar visibilidade a seus projetos, olhando para as possibilidades de fomento e para a ampliação de janelas como oportunidades”, afirma Ana Gabriela Duarte Lopes, sócia-diretora do canal, ao lado de Julio Worcman.

E, para comemorar o sucesso desses nove anos, o Curta! mostra que segue mantendo uma programação vibrante, independente, relevante, diversa e sempre cheia de novidades. Por isso, em novembro, o canal conta com uma programação repleta de estreias e ainda com uma maratona de 24 horas de conteúdo focado em questões raciais, para o Dia da Consciência Negra, mostrando sua consonância com os temas que vêm sendo discutidos na sociedade.

Confira as estreias do mês:

01/11 – “Balanço Black” (Série): 

A história da música black no Brasil, das origens à produção contemporânea, é contada por muitos dos seus principais nomes na série “Balanço Black”, que estreia no Curta!, comemorando os nove anos de existência do canal e abrindo o mês da Consciência Negra. São seis episódios dirigidos pelo cineasta Flavio Frederico, com a participação de pessoas intimamente envolvidas com esse gênero musical, sobretudo da forma como ele se desenvolveu em solo brasileiro. Conduzidos pelo produtor, compositor e músico BiD, os episódios passeiam pela história da black music e pelos principais discos, além de tocar em pontos cruciais desse movimento musical: a resistência e a inserção dos negros no show business. Entre os depoentes, estão artistas como Hyldon, Dom Salvador, Wilson das Neves, Tony Tornado, Sandra de Sá, Seu Jorge, Eduardo Araújo, Gerson King Kombo e Céu, que também fazem jam sessions ao fim de cada episódio.

12/11 – “Expedição Rondon-Roosevelt” (Documentário):

Um dos presidentes mais importantes da história dos Estados Unidos e um dos militares mais consagrados pelas forças armadas brasileiras se uniram na que seria uma das maiores aventuras da vida de ambos. Em 1914, Theodore Roosevelt e Cândido Rondon, conhecido como Marechal Rondon, partiram numa expedição científica batizada de Rondon-Roosevelt, ao lado de uma equipe de exploradores – inicialmente eram 22 pessoas, entre elas Kermit Roosevelt, filho do ex-mandatário. Essa história, ricamente documentada, é contada pelo longa “Expedição Rondon-Roosevelt”. 

Com direção de Juliana Baraúna, Franklin Martins e José Roberto Sadek, o documentário apresenta a narrativa de estudiosos brasileiros e estrangeiros sobre a viagem e seus dois líderes, que decidiram percorrer o Rio da Dúvida, localizado em plena selva amazônica.

 

14/11 – “Garoto – Vivo Sonhando” (Documentário):

A trajetória de um fenômeno do chorinho, o violonista Garoto, é contada no documentário “Garoto – Vivo Sonhando”. A narrativa do filme se desenvolve através de depoimentos de outros grandes músicos e de um rico material de arquivo com entrevistas, fotos, vídeos e a leitura de um diário deixado pelo artista, falecido em 1955. Entre os depoentes, músicos virtuosos que são profundos admiradores da obra de Garoto, como Paulinho da Viola, Paulo Tapajós, Carlos Lyra, João Donato, Yamandu Costa e Zé Menezes – em entrevista concedida pouco antes de sua morte, em 2014 -, que falam ao diretor Rafael Veríssimo com exclusividade. O filme também resgata falas antigas de outros artistas que já não estão mais entre nós, como Luiz Gonzaga, Vinícius de Moraes e Baden Powell.

 

22/11 – “Lady Day – As Várias Faces de Billie Holiday” (Documentário)

O escritor Albert Murray pergunta para a câmera, nos primeiros minutos do documentário: “Quantos outros artistas que criaram obras-primas tiveram problemas pessoais insuperáveis? Nós celebramos o fato de que alguém com esses problemas pôde alcançar um nível tão alto de realização estética”. A vida conturbada de Holiday e seu vício em heroína, contudo, não são explorados de modo sensacionalista pelo filme do diretor Matthew Seig. A narrativa enfoca as dificuldades que Holiday teve de superar e os seus inúmeros sucessos musicais. A atriz Rudy Dee participa da produção lendo trechos da autobiografia de Holiday, publicada em 1956, apenas três anos antes de sua morte, aos 44 anos. Na verdade, como mostra o filme, o livro foi escrito não pela própria cantora, mas pelo escritor William Dufty e tem passagens romantizadas da vida de Holiday. Ela teve uma infância pobre em Baltimore, onde cantava em bordéis e outras espeluncas. Aos 12 anos, foi para Nova York, onde passou a cantar em bares clandestinos e muquifos de venda de maconha. Foi num clube de jazz que o produtor John Hammond a ouviu pela primeira vez e a levou para a indústria fonográfica. Ela passaria pelas bandas de Count Basie e Artie Shaw antes de estourar com sua interpretação dramática da canção de protesto “Strange fruit”. O longa-metragem conta essa história com um vasto acervo de imagens de época e performances de Holiday. Entre os entrevistados, estão o escritor Albert Murray, a cantora Carmem McRae e o trompetista Buck Clayton, que tocou ao lado de Holiday.

1/12 – “O Nascimento de Carlitos” (Documentário)

Este documentário da Arte France e da Steamboat Films conta a mirabolante história de vida de Charles Spencer Chaplin e a criação de seu célebre personagem Vagabundo. A própria biografia de Chaplin parece um roteiro de cinema: ele nasceu e cresceu em um dos bairros mais pobres de Londres, passou por orfanatos e teve um pai alcoólatra e uma mãe com problemas mentais, a ponto de ser internada em hospitais psiquiátricos. No entanto, foi graças aos pais, ambos artistas, que ele desenvolveu o gosto pelo teatro. No filme, o biógrafo de Chaplin David Robinson conta que a primeira experiência do comediante no palco foi aos 5 anos, quando foi correndo socorrer sua mãe ao vê-la perder a voz durante uma canção. O menino cantou em seu lugar e agradou ao público, que lhe atirou moedas. Para gargalhadas gerais, ele parou de cantar, recolheu as moedas e, só então, retomou a música. A carreira de Chaplin começou quando tinha 19 anos e ingressou numa companhia teatral de comédia, a Cia. Fred Karno. Dali, ele migrou para o cinema e, já em seu segundo filme, inventou o personagem que o tornaria famoso, o Vagabundo, fantasiando-se com um chapéu coco, um casaco apertado, calças largas, sapatos compridos, bengala e bigode. O documentário, dirigido por Serge Bromberg e Eric Lange, acompanha o progresso de Carlitos, filme após filme, e como o sucesso mudou a sua vida. 

 

Sobre o Grupo Curta!

O Grupo Curta! tem como missão a difusão de conteúdos audiovisuais relevantes nas áreas de artes e humanidades, sejam brasileiros ou estrangeiros, através da TV linear (canal CURTA!), de plataformas de streaming de operadoras de telecom e da internet. A curadoria de conteúdos é, portanto, o motor central do grupo e foi uma das que mais aprovaram projetos originais para financiamento da produção pelo Fundo Setorial do Audiovisual: já foram mais de 125 longas documentais e 872 episódios de 77 séries que chegam ao público em primeira mão através de suas janelas de exibição:

O canal Curta!, linear, está presente nas residências de mais de 10 milhões de assinantes de TV paga e pode ser visto nos canais 556 da NET / Claro TV, 75 da Oi TV e 664 da Vivo Fibra, além de em operadoras associadas à NeoTV; 

Curta!On, o novo clube de documentários do Curta!, no NOW da Claro/NET, conta com mais de 450 filmes e episódios de séries documentais, organizadas  por temas de interesse como Música, Artes, MetaCinema, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mitologia e Religião, Sociedade e Pensamento. Há também pastas especiais com novidades – que estreiam a cada mês –, conteúdos originais exclusivos, biografias, além de uma degustação para quem ainda não é assinante do serviço.

Tamanduá TV, plataforma marketplace aberta para qualquer internauta, já reúne mais de quatro mil conteúdos. O usuário pode alugar filmes e séries específicos ou assinar de forma econômica um dos pacotes que contêm conteúdos segmentados por área de interesse: CineBR, CineDocs, CineEuro, CurtaEducação (para professores e estudantes do Ensino Médio e Enem), MetaCinema (para aficcionados e estudantes de Cinema), entre outros.  Os pacotes CineBR, CineDocs e CineEuro são disponibilizados desde 2018 como serviço de valor agregado (SVA) para perto de oito milhões de assinantes de banda larga fixa (ISP) da operadora CLARO, sem custo adicional. 

As atividades do Grupo Curta! também promovem a geração de royalties para produtores audiovisuais independentes, com a exploração de seus direitos audiovisuais nas diferentes janelas de streaming. O pacotes Cines da Tamandua TV e do Curta!ON estão repassando anualmente mais de R$ 1,5 milhão de reais em royalties para os produtores dos conteúdos que difunde.

Para mais informações entre em contato:

Luísa Mattos:: luisa.mattos@agenciafebre.com.br 21 99888-0633
Katia Carneiro:: katia.carneiro@agenciafebre.com.br 21 99978-2881
Ou curta@agenciafebre.com.br 21 2555-8900

Siga-nos no Instagram e no Linkedin.