EN | ES
<    Voltar para Notícias



A história real de Adel e Hadi Bakkour, dois jovens irmãos sírios que moram no Rio de Janeiro

Em “Depois da Primavera” os diretores Isabel Joffily e Pedro Rossi usam a história real de Adel e Hadi Bakkour, dois jovens irmãos sírios que moram no Rio de Janeiro, para uma analogia com a realidade política do Brasil. Enquanto brasileiros não compreendem os reais motivos da guerra na Síria, os dois refugiados, que deixaram o país em 2013 por conta do conflito, não entendem os conceitos de “direita” e “esquerda” daqui. Depois de passar por festivais, a produção estreia com exclusividade no canal Curta!.

Separados da família, os jovens de Aleppo chegam ao Brasil em um momento delicado na política, com manifestações frequentes e pleitos que eles não conseguem entender, mas buscam se estabelecer no país na expectativa de trazerem seus pais. Com o tempo, vão se desvinculando de alguns de seus costumes e aderindo aos hábitos locais.

O filme utiliza imagens do da vida construída no Brasil e fotos de acervo da época em que moravam na Síria, confirmando as muitas mudanças sofridas por eles, inclusive na forma de ser vestir. Quando o encontro com a família finalmente acontece, em uma visita passageira, os pais percebem que os filhos mudaram e a nova realidade trouxe transformações físicas, políticas e religiosas.

As divergências políticas brasileiras são analisadas pelos irmãos, que questionam se existe liberdade no país, uma vez que protestos contra o governo são permitidos, algo impraticável na Síria. Porém, acreditam que em nada resultam, pois os políticos ignoram o clamar do povo.

“O que me irrita no Brasil é que supostamente temos mais liberdade comparando com a Síria, mas eu vejo uma ditadura aqui também, vejo tortura. Você sai para se manifestar, grita, xinga o presidente. Mas ninguém se importa. No final, eles fazem o que eles querem. Estão roubando mais, tudo está ficando mais caro. O que você ganha então?”, contesta Adel.

“Depois da Primavera” é uma produção da Coevos Filmes, viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).