EN | ES
<    Voltar para Notícias



Documentário está no Curta! e no Curta!On

A cineasta e atriz Helena Ignez mergulha em uma jornada através da própria história no documentário “A Mulher da Luz Própria”, que estreia no Curta! e no Curta!On, a plataforma de streaming do Curta!, no NOW da NET/Claro ou em curtaon.com.br. Do nascimento em Salvador à maturidade, ela fala sobre o que viveu enquanto ajudava a construir um cinema autenticamente brasileiro. Tudo isso diante do olhar de sua filha, Sinai Sganzerla, diretora do filme.

Narrado pela própria Helena, em primeira pessoa, o documentário intercala belíssimas imagens antigas — retiradas dos filmes de que participou e de registros de sua vida pessoal — com cenas feitas exclusivamente para “A Mulher da Luz Própria”. As imagens de várias épocas são entrelaçadas e ajudam a compor a mulher madura que vemos, com suas lembranças e aprendizados.

O filme mostra seus primeiros papéis, os casamentos com Glauber Rocha e Rogério Sganzerla (em cujo clássico “O bandido da luz vermelha”, ela atuou), sua participação como atriz nos movimentos Cinema Novo e Cinema Marginal, a repressão da ditadura militar, o exílio, a volta ao Brasil, a maternidade, o tempo em que se afastou das telas para viver outras experiências, como o teatro, e sua passagem para trás das câmeras, como diretora de filmes. “Eu sou um desses personagens reais. E perguntam ‘quem sou eu?’. A resposta é mutante. Ela não é a mesma”, afirma Helena em uma das passagens do longa.

Nessa fase mais madura, quando inicia sua carreira como cineasta — seu primeiro filme “Reinvenção da Rua” é lançado em 2003 —, o olhar de Ignez por trás das câmeras se foca principalmente em causas como o feminismo, a visibilidade das pessoas indígenas, LGBTQIA+ e de outros grupos sociais que enfrentam preconceitos e violências. A estreia é na Quarta do Cinema, 14 de julho, às 22h30. A produção será disponibilizada na mesma data no Curta!On.

Quarta de Cinema (Filmes e Documentários de Metacinema) – 14/07

22h30 –  A Mulher da Luz Própria” (Documentário)

“A Mulher da Luz Própria” é um documentário de longa-metragem sobre a atriz e diretora Helena Ignez, uma das principais personalidades femininas do cinema brasileiro. Estrela de filmes do Cinema Novo e do Cinema Marginal, ela se caracterizou por um estilo próprio de interpretação e atualmente dirige filmes independentes. O documentário é narrado pela própria atriz e possui imagens históricas intercaladas com outras mais atuais, que ajudam a descrever parte da história do cinema brasileiro.  Direção: Sinai Sganzerla, Duração: 74 min. Classificação: 12 anos. Horários Alternativos: 15 de julho, quinta-feira, às 02h30 e 16h30; 16 de julho, sexta-feira, às 10h30; 17 de julho, sábado, às 14h40;

 PROMO: https://youtu.be/oPoIEIv8Nvw

FOTOS: https://drive.google.com/drive/folders/1FtcHdGdmVEYjbdk7M7nHE5hScABPY_uH?usp=sharing

 Sobre o Grupo Curta!

O Grupo Curta! tem como missão a difusão de conteúdos audiovisuais relevantes nas áreas de artes e humanidades, sejam brasileiros ou estrangeiros, através da TV linear (canal CURTA!), de plataformas de streaming de operadoras de telecom e da internet. A curadoria de conteúdos é, portanto, o motor central do grupo e foi uma das que mais aprovaram projetos originais para financiamento da produção pelo Fundo Setorial do Audiovisual: já foram mais de 120 longas documentais e 800 episódios de 60 séries que chegam ao público em primeira mão através de suas janelas de exibição:

O canal Curta!, linear, está presente nas residências de mais de 10 milhões de assinantes de TV paga e pode ser visto nos canais 556 da NET / Claro TV, 75 da Oi TV e 664 da Vivo Fibra, além de em operadoras associadas à NeoTV;

Curta!On, o novo clube de documentários do Curta!, no NOW da Claro/NET, conta com mais de 450 filmes e episódios de séries documentais, organizadas  por temas de interesse como Música, Artes, MetaCinema, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mitologia e Religião, Sociedade e Pensamento. Há também pastas especiais com novidades – que estreiam a cada mês –, conteúdos originais exclusivos, biografias, além de uma degustação para quem ainda não é assinante do serviço.

Tamanduá TV, plataforma marketplace aberta para qualquer internauta, já reúne mais de quatro mil conteúdos. O usuário pode alugar filmes e séries específicos ou assinar de forma econômica um dos pacotes que contêm conteúdos segmentados por área de interesse: CineBR, CineDocs, CineEuro, CurtaEducação (para professores e estudantes do Ensino Médio e Enem), MetaCinema (para aficcionados e estudantes de Cinema), entre outros.  Os pacotes CineBR, CineDocs e CineEuro são disponibilizados desde 2018 como serviço de valor agregado (SVA) para perto de oito milhões de assinantes de banda larga fixa (ISP) da operadora CLARO, sem custo adicional.

As atividades do Grupo Curta! também promovem a geração de royalties para produtores audiovisuais independentes, com a exploração de seus direitos audiovisuais nas diferentes janelas de streaming. O pacotes Cines da Tamandua TV e do Curta!ON estão repassando anualmente mais de R$ 1,5 milhão de reais em royalties para os produtores dos conteúdos que difunde.

Para mais informações entre em contato:

 Aline Martins :: aline.martins@agenciafebre.com.br

Katia Carneiro:: katia.carneiro@agenciafebre.com.br

Ou curta@agenciafebre.com.br 21 2555-8900

Siga-nos no Instagram e no Linkedin.