EN | ES
<    Voltar para Notícias



PROFISSIONAIS VÃO PASSAR SUAS EXPERIÊNCIAS NAS ÁREAS DE CRIAÇÃO, NEGÓCIOS E INOVAÇÃO PARA OS INTERESSADOS EM AUDIOVISUAL

Com inscrições abertas, o Workshop Internacional Escola de Séries (WIS), evento que acontece de forma virtual entre 7 e 15 de dezembro e que tem como foco a capacitação e qualificação de criadores e produtores de séries, confirmou novos nomes de especialistas do mercado como conferencistas. Henry Jenkins, especialista em transmídia e cultura dos fãs, Fabio Seidl, Diretor Global de Criação, Marketing e Negócios do Facebook, e Erika Green Swafford, roteirista de séries de sucesso como “How to Get Away with Murder” (Netflix) e “The Mentalist” (Amazon Prime, Globoplay), são alguns dos nomes de peso que se juntam ao time do encontro organizado em três eixos temáticos: criação, negócios e inovação.

Dentro do eixo de criação, o Workshop Internacional abordará temas como dramaturgia; criação e desenvolvimento de projetos de ficção, não ficção e kids; metodologia de sala de roteiristas e o papel do showrunner dentro da condução das salas de roteiristas. Para discutir esses assuntos com os participantes, temos os americanos Erika Green Swafford, produtora e roteirista de séries de sucesso como “The Mentalist” (Amazon Prime, Globoplay), “New Amesterdan” (Globoplay) e “How to Get Away With Muder” (Netflix), atualmente trabalhando em desenvolvimento para o canal Universal Television; Jennifer Court, produtora executiva na Kung Fu Monkey Productions (EUA), responsável pela área de desenvolvimento da projetos, incluindo programas atualmente em parceria com Universal Content Productions, HBO Max e Sony; e o roteirista William Jehu Garroutte. Do Brasil, o criador, roteirista e diretor João Falcão; os criadores e roteiristas Jaqueline Vargas, responsável pela série “Sessão de Terapia” e que acaba de lançar sua primeira áudio-série, Flávia Lins e Silva,  do sucesso infantil “DPA”, Marco Borges, de “Conselho Tutelar”, e Julia Spadaccini, de “Segunda Chamada”, além dos executivos Tiago Mello,  produtor de “3%” e “Onisciente” e diretor de conteúdo da Boutique Filmes; o produtor executivo e fundador da Moonshot Pictures, Roberto D’Ávila; Juliana Soares, supervisora de Dramaturgia da produtora Gullane e Clarisse Goulart, diretora de Desenvolvimento e Negócios da Conspiração Filmes.

Em negócios, os assuntos discutidos são coprodução internacional; os desafios e especificidades de se produzir conteúdo local com alcance global; pitching e empacotamento; novos modelos de negócio, desafios e oportunidades; tendências de mercado: produção e distribuição, integração de marca e conteúdo. Para conversar sobre a área, teremos a participação da produtora francesa que viveu no Brasil, Soizic Gelbard, da Gaumont Télévision, empresa responsável por “Narcos” (Netlflix) e “El Presidente” (Amazon Prime), primeira empresa de cinema do mundo, celebrando 125 anos de história e inovação e com expertise em produzir conteúdo local com alcance global; de Israel, o produtor, script doctor e executivo sênior Koby Gal-Raday, que tem entre seus créditos diversos sucessos locais com alcance global como as séries “Fifty”, indicada ao Emmy Internacional, “Fauda” e “The Good Cop” (Netflix); da França, a executiva Soizic Gelbard, produtora da Gaumont Télévision, empresa responsável por Narcos; e do Canadá, Daniela Mijuca, produtora executiva e VP de Desenvolvimento da produtora Pimiento, produtora de conteúdo original e coprodutora de projetos brasileiros e  Kelly Lynne Ashton, executiva, pesquisadora e consultora de Fundos de Investimento em audiovisual; dos EUA, a executiva Austin Denesuk, a agente da CAA, maior agência de talentos do mundo, com grande expertise em negociação, o premiado criativo e publicitário brasileiro radicado nos EUA, Fabio Seidl, Diretor Global de Criação, Marketing e Negócios do Facebook, responsável por campanhas para marcas como Facebook, Messenger, WhatsApp e Instagram; e Carolina Telles, showrunner e especialista em formatos de não-ficção, diretora de Conteúdo da Boxfish TV, produtora Argentina especializada em conteúdo para TV e plataformas, com escritórios na Espanha e Brasil, e que tem entre seus créditos os programas “Me cambio de apellido”, “Bake Off” (canal Cuatro), “El Jefe Infiltrado” (adaptação de “Undercover Boss” para o canal La Sexta) e “El Gran Premio De La Cocina” (Canal 13).

O tema inovação discute conteúdos como transmídia; formatos curtos; áudio séries; realidade virtual e data science. Entre os profissionais que participam estão o americano Henry Jenkins, professor, PHd e especialista em transmídia e cultura dos fãs; Audrey Pacart, programadora do Tribeca Immersive, produtora executiva e consultora em conteúdo imersivo e criação de roteiro multiplataforma e desenvolvimento de negócios. Já do Canadá estará Vicent Lafortune, criador e produtor da Blach Films, produtora de diversas webseries de sucesso internacional; e a Phd, criadora, educadora e pesquisadora Emilia King, CEO da Pink Moon Studio, empresa que combina a arte, a ciência e o negócio do storytelling. Paulo Pereira, Sócio-fundador DesbravaData, voltada para hábitos de consumo e monitoramento do comportamento do consumidor, e Edson Athayde, publicitário brasileiro radicado em Portugal, criativo, especialista em storytelling e CEO da FCB Lisboa, marcam presença pelo Brasil.

Em breve a programação completa será divulgada. As inscrições para o WIS podem ser feitas através do site www.autoria.com.br. A taxa é de R$ 400 reais e os todos recebem certificado de participação. O conteúdo será gravado e ficará disponível por seis meses. Os alunos dos cursos da Escola de Séries terão 50% de desconto.

Fotos dos conferencistas em: https://drive.google.com/drive/folders/1b77fBXK8ip8xV26gzwDTHArjs701iXy0?usp=sharing

Sobre o Workshop Internacional Escola de Séries

Serão 40 horas de conteúdo com encontros ao vivo e gravados. Toda programação terá tradução simultânea para o português. Entre 7 e 11 de dezembro acontecem os painéis e as masterclass. Nos dias 14 e 15 será a vez das sessões de pitching com banca formada por três profissionais do mercado – um produtor, um representante de canal ou plataforma e um agente de talentos. Os projetos terão tempo determinado para serem apresentados e o feedback será dado em seguida. Só serão avaliados projetos de séries de ficção, não-ficção e kids. Trinta trabalhos serão escolhidos para apreciação. Cada participante do WIS pode inscrever até dois, que devem ser enviados para seleção até 15 de novembro. Os selecionados serão divulgados dia 30 de novembro.

A realização é da Autoria C, empresa que desde 1998 atua no mercado oferecendo ferramentas educativas e tecnológicas personalizadas para a gestão da criatividade. A curadoria é de Maurício Mota e de Ana Cecília Springefeldt.

 Sobre a Autoria C

Autoria C é uma de produtora audiovisual e produtora de conteúdo cultural e jogos digitais. Seus produtos são voltados principalmente para a ampliação da inserção social de jovens.

A empresa existe desde 1998 e em 2020 criou dois canais de videoaulas no youtube. Um canal ligado à plataforma de escrita criativa(www.almanaquedarede.com.br) e outro chamado (www.seimaisfisica.com.br) criado por Sonia Rodrigues durante seu pós-doutorado no Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense.  Os dois canais juntos somam mais de oito milhões de visualizações.

Em 2019, produziu o longa documental “O Nome do Pai” sobre o sub-registro paterno no Brasil, com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual. Em 2020, está produzindo junto com a Capuri TV, Globo Filmes e Telecine o longa-metragem de ficção “#EusouMaria” que trata das dificuldades da ascensão social pela educação no Brasil atual.

A empresa já realizou projetos bem-sucedidos para clientes tais como Centro Cultural Banco do Brasil, Sesc-Rio, Petrobrás, MEC, ESPM e Escola de Séries. Em 2020, foi premiada num edital da Secretaria de Audiovisual para realizar o Programa de Capacitação em Séries.

Para outras informações entre em contato

Katia Carneiro :: katia.carneiro@agenciafebre.com.br

Claudia Bianco :: claudia.bianco@agenciafebre.com.br

Siga-nos no Instagram e no Linkedin