EN | ES
<    Voltar para Notícias



GRATUITO, FESTIVAL INTERNACIONAL SEGUE ATÉ DIA 14 COM PRODUÇÕES NACIONAIS E ESTRANGEIRAS

O média-metragem Stimados Autistas, de Cristiano de Oliveira, disponibilizado nesta terça-feira, 13, às 17h, na edição online do ‘Assim Vivemos – Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência’, parte de uma experiência pessoal do diretor. Seu filme fala sobre o diagnóstico tardio de autistas adultos – como ele- de como é conviver sem uma definição e o que muda após a confirmação. Após a exibição, às 19h, acontece o debate Autismo e Neurodiversidade com participação do diretor Cristiano de Oliveira e de Laís Silveira Costa, doutora em saúde pública e cofundadora do AcolheDown. Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc, apresentam o evento.

Fico muito feliz em participar do Assim Vivemos. Para mim, é o reconhecimento por um trabalho bem feito. Os espectadores poderão aprender sobre autismo a partir do ponto de vista dos próprios autistas. O documentário aborda diversos temas de relevância dentro do autismo, mas a mensagem principal é a importância do diagnóstico para a melhor compreensão de si mesmo e de seu lugar no mundo – comenta Cristiano.

Gravado remotamente durante a pandemia, Stimados Autistas levou dois meses para ficar pronto. Cristiano foi responsável por todo o processo, desde a concepção até a finalização. Ele entrevistou seis personagens e também gravou depoimento contando sua história. Fonoaudiólogo formado pela Universidade Federal de São Paulo e pós-graduado em audiologia clínica, Cristiano recebeu o diagnóstico de autismo aos 34 anos, sua idade atual.  O título, ‘Stimados Autistas’, é um trocadilho com o termo ‘Stim’, expressão em inglês para comportamentos repetitivos e estereotipados, com a palavra ‘estimados’.

O caminho para acabar com mitos sobre autismo é ouvir o que os próprios autistas têm a dizer. Como foi feito no nosso documentário: foi produzido por uma pessoa autista, com convidados autistas, e com diversidade de pontos de vista. Com a presença de homens, mulheres, negros e brancos, com diferentes personalidades e necessidades de suporte variados – ressalta Cristiano.

Para assistir aos filmes, basta entrar em www.assimvivemos.com.br Até o dia 13, as produções serão disponibilizadas em duas sessões diárias: às 15h e às 17h. Às 19h terá início o debate em link específico divulgado no site do festival. A mediação dos bate-papos será feita por Lara Pozzobon, uma das fundadoras do Assim Vivemos. Até quarta-feira, 14, último dia do evento, todo o conteúdo ficará disponível no site.

Os filmes contarão com recursos de acessibilidade como a audiodescrição e as legendas LSE (para surdos e ensurdecidos), além interpretação em LIBRAS. Os debates terão interpretação em LIBRAS. Será distribuído gratuitamente por e-mail material didático com sugestões de atividades para professores e profissionais da área, inspirado nos temas retratados nas produções, podendo ser aplicadas tanto para alunos como para professores

Esta edição online só foi possível porque a Cinema Falado Produções, organizadora do festival, foi contemplada no edital Lei Aldir Blanc. Participam 14 filmes nacionais e estrangeiros de edições passadas e dois inéditos brasileiros entre curtas, médias e longas-metragens. Realizado bienalmente desde 2003 – há 18 anos – no segundo semestre de 2021 está prevista a 10ª edição com produções inéditas. O evento será presencial nas cidades do Rio de Janeiro, de Brasília e de São Paulo.

Para conferir a programação completa do Assim Vivemos, acesse:
http://www.assimvivemos.com.br

Para fotos dos filmes, acesse:
https://drive.google.com/drive/folders/1ZtUk8BAwE5WIxrz5VxRI0tXi-OmJTAHb?usp=sharing

Para imagens dos filmes do Assim Vivemos Online, acesse:
https://youtu.be/Oil3zn6Dgv0

Para download das imagens, clique aqui:
https://vimeo.com/529448841/5de1ebc53d

A PROGRAMAÇÃO
Dia 13 – terça-feira
Exibição 17h – Stimados Autistas (Brasil, 2020, 55 min.) Dir. Cristiano de Oliveira
Adultos autistas diagnosticados tardiamente falam com outro autista sobre como foi crescer sem o diagnóstico, como foi a busca por profissionais e sobre as adaptações feitas após descobrirem que são autistas.

Debate 19h – Autismo e Neurodiversidade
Cristiano de Oliveira, diretor de Stimados Autistas, é fonoaudiólogo formado pela Universidade Federal de São Paulo, pós-graduado em audiologia clínica pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Recebeu o diagnóstico de autismo aos 34 anos, sua idade atual. Devido à importância que o diagnóstico teve e por ter um apreço especial pelo gênero documentário, fez o filme que aborda esse tema.

Laís Silveira Costa é cofundadora do AcolheDown, membro do Inclusive e do Comitê Fiocruz pela Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência; Doutora em saúde pública pela ENSP-Fiocruz, onde hoje atua como docente e pesquisadora. Em sua trajetória, relaciona os processos de mudanças na saúde com a necessidade de emancipação dos sujeitos e atuado no acolhimento de familiares de PcD. Organiza processos de discussões científicas, políticas e de engajamento público, com impacto na formação de conhecimento que traz à luz pessoas ignoradas historicamente.

Sobre o Festival Assim Vivemos
Realizado desde 2003, o Assim Vivemos – Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência, conta com o patrocínio do Centro Cultural Banco do Brasil. Evento bienal, promove a reflexão sobre temas como preconceito, invisibilidade social, mobilidade, afeto, superação, autonomia, inclusão e acessibilidade, trazendo para o Brasil o melhor da produção audiovisual mundial sobre o assunto.
Entre suas produções estão curtas, médias e longas metragens de diferentes nacionalidades que formam um mosaico diverso, abrangente e rico sobre as questões que envolvem as pessoas deficientes e consequentemente toda a sociedade. Em todas as sessões são disponibilizados recursos de acessibilidade como a audiodescrição e legendas LSE (para surdos e ensurdecidos) e interpretação de LIBRAS.
O Assim Vivemos já se consolidou como um importante espaço de reflexão já que também promove debates e oficinas sobre temas levantados pelos filmes, onde pessoas com deficiência e profissionais de referência com e sem deficiência se encontram. Com curadoria delicada e cuidadosa, que busca dar o espaço de fala e o protagonismo para as pessoas com deficiência contarem suas histórias, o Festival Assim Vivemos se revela uma experiência que encanta e transforma todos os públicos.

Assim Vivemos – Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência
De 10 a 14 de abril de 2021
Edição online a gratuita através do site www.assimvivemos.com.br
Duas sessões de filmes por dia: às 15h e às 17h. Debate às 19h.

Para outras informações entre em contato
Beatriz Bergamo :: beatriz.bergamo@agenciafebre.com.br
Katia Carneiro :: katia.carneiro@agenciafebre.com.br
assimvivemos@agenciafebre.com.br
Siga-nos no Instagram @agfebre e no facebook.com/agfebre