EN | ES
<    Voltar para Notícias



Uma imersão no ecossistema da economia criativa do Rio de Janeiro. Esta é a proposta do intercâmbio do qual as cinco iniciativas de Mato Grosso, vencedoras da segunda edição do programa MOVE_MT, participam na próxima semana, entre 18 e 21 de março. O evento marca o encerramento de um ciclo de aceleração de mais de 2100 horas de mentorias em gestão, e capacitações em temas como inovação, impacto social, comunicação, gestão financeira e captação de recursos. 

O MOVE_MT é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (SECEL/MT) e o instituto Oi Futuro, que apoia iniciativas e negócios da economia criativa que estejam sediados ou atuem em MT. A segunda edição do programa acelerou 20 iniciativas do estado, em que 60% delas eram comandadas por mulheres, 65% tinham pessoas pretas e pardas como líderes e 25% eram lideradas por pessoas da comunidade LGBTQIAPN+. Após uma banca final, as cinco iniciativas mais bem-avaliadas dividiram um prêmio de R$356.430 para impulsionarem seus negócios e estarão no Rio para o intercâmbio, que será realizado no Lab Oi Futuro, no Flamengo, e com visitas a projetos estratégicos do Estado para cada uma delas. 

Os projetos premiados foram a Cidadão Oddly, ONG que está sendo criada pela produtora independente de eventos LGBTQIA+ Oddly, de Cuiabá, para atuar na capacitação de pessoas trans e travestis para sua inserção no mercado de trabalho; a Hip Hop Atemporal, que difunde a cultura hip hop entre jovens periféricos de escolas da região metropolitana de Cuiabá, através de oficinas de seus cinco elementos – break, MC, grafite, DJ e conhecimento – associados ao currículo escolar; a Pé de Folclore – Cáceres, rios e lendas, que visa manter e valorizar as manifestações culturais populares na região, como Siriri, Cururu e Festas de Santo, por meio de oficinas infantis de artes cênicas, dança e música no município de Cáceres; a Quariterê, produtora audiovisual preocupada com equidade de gênero em funções e com visão pautada pela igualdade racial, que tem como objetivo desenvolver produções culturais e artísticas e participar do desenvolvimento de políticas afirmativas no mercado audiovisual; e a Tece Arte, uma associação de 55 mulheres redeiras que produzem peças artesanais únicas com base nos aprendizados ancestrais da etnia Guaná. 

Programação do intercâmbio

A partir de segunda, 18, os representantes das cinco iniciativas vencedoras que estarão no Rio participam de atividades diversas, entre elas, uma palestra sobre empreendedorismo com Raquel Virgínia, fundadora da startup Nhaí, que acelera o processo de desenvolvimento da diversidade nas empresas; um workshop sobre “Estratégia de conteúdo: como comunicar os objetivos da sua marca”, com as sócias-diretoras Debora Rocha e Luana Ribeiro, da agência Casa Lab; além de mentorias individuais com empreendedores fluminenses que atuam em áreas afins a cada iniciativa. 

A iniciativa Pé de Folclore, por exemplo, vai visitar o Museu do Folclore, no bairro do Catete, para uma mentoria com Maria Lucila Silva Telles, Chefe da Divisão de Difusão Cultural do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular. Já a Hip Hop Atemporal vai até o Morro Agudo, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, para um encontro com o rapper, educador e produtor cultural Dudu de Morro Agudo. 

“O intercâmbio de encerramento do MOVE_MT 2 é uma oportunidade para os empreendedores de Mato Grosso ampliarem sua rede de contatos, compartilharem suas experiências e conhecerem novos projetos na área de economia criativa. O instituto Oi Futuro tem orgulho em receber essas iniciativas em nossa sede, no Lab Oi Futuro, e segue trabalhando para impulsionar empreendedores em todo o país. Nosso objetivo é replicar esse modelo pioneiro do Mato Grosso em outros estados brasileiros com novos parceiros”, destaca Carla Uller, Gerente Executiva de Programas, Projetos e Comunicação do Oi Futuro.

Sucesso comprovado

Um levantamento recente realizado com as iniciativas participantes da primeira edição do MOVE_MT, que ocorreu entre 2021 e 2022, apresentou dados que comprovam o sucesso do programa. A pesquisa, respondida por 15 das 24 iniciativas que concluíram o ciclo de aceleração, mostrou que a maioria dos empreendedores obteve retornos positivos após a passagem pelo programa: 86% afirmaram ter aumentado sua base de clientes ou beneficiários atendidos; 85% declararam aumento nos faturamentos semestrais, quando comparando o primeiro semestre de 2023 (pós-MOVE_MT) com o primeiros seis meses de 2021 (pré-MOVE_MT); e 85% destacaram que o projeto teve impacto muito grande em suas autopercepções como empreendedores

Sobre o instituto Oi Futuro

O Oi Futuro é o instituto de inovação e criatividade da Oi para impacto social, que apoia, desenvolve e cocria programas e projetos transformadores nas áreas de Cultura, Educação e Inovação Social. Há 21 anos, o Oi Futuro estimula indivíduos, organizações e redes a construírem novos futuros, com mais inclusão e diversidade, por meio de ações e parcerias em todo o Brasil.

Desde 2005, o Oi Futuro mantém o Futuros – Arte e Tecnologia, um centro cultural no Rio de Janeiro com uma programação diversa e inovadora, que valoriza a convergência entre arte contemporânea, ciência e tecnologia. Com média de 100 mil visitantes por ano, o espaço abriga galerias de arte, um teatro multiuso, um bistrô e também o Musehum – Museu das Comunicações e Humanidades, com acervo de mais 130 mil peças históricas sobre as comunicações no Brasil. O Musehum oferece experiências imersivas e interativas que convidam o público a refletir sobre o impacto das tecnologias nas relações humanas.

O Oi Futuro gerencia o Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, que já apoiou mais de 2.500 projetos culturais em todo o país ao longo de 17 edições realizadas por editais públicos. Ainda na área cultural, o instituto idealizou e mantém o Lab Oi Futuro, no Rio de Janeiro, que oferece infraestrutura e formação para artistas, profissionais e empreendedores da Economia Criativa.

Na área de Inovação Social, o Oi Futuro lançou em 2017 o laboratório de soluções singulares e de impacto para as cidades e a gestão cultural. Desde então, já foram realizados 10 ciclos de aceleração com 153 organizações e negócios de impacto social, impactando diretamente mais de 1.150 gestores sociais com cerca de 15.900 horas de mentorias realizadas. O Oi Futuro tem promovido, assim, um ambiente de conexão, aprendizagem e criação para organizações e empreendedores comprometidos com a transformação de impacto. O Oi Futuro valoriza a diversidade e esse posicionamento se reflete nos números dos programas de aceleração: 52% dos gestores líderes não brancos e 54% são mulheres.

Para mais informações sobre o Oi Futuro, entre em contato:

Felipe Teixeira – felipe.teixeira@agenciafebre.com.br – (21) 99151-9425

Katia Carneiro – katia.carneiro@agenciafebre.com.br – (21) 99978-2881