No dia 25 de outubro, a Escola Técnica Estadual Cícero Dias – o NAVE Recife – realiza a 12ª edição do NAVE de Portas Abertas com o tema Conectando Ideias: Arte, Tecnologia e Conhecimento. O evento quer integrar comunidade escolar com o seu território, futuros estudantes em potencial e suas famílias. Para isso, apresenta uma programação variada e gratuita com oficinas, exposições, mesas-redondas e visitas guiadas, unindo conhecimento e diversão. Para participar, basta se inscrever no link. O NAVE – Núcleo Avançado em Educação – é um programa de Ensino Médio Integrado e Profissional desenvolvido pelo Oi Futuro em parceria com as Secretarias de Estado de Educação do Rio de Janeiro e de Pernambuco.
Um dos principais objetivos da iniciativa é apresentar projetos, atividades e a metodologia de ensino do NAVE a potenciais futuros estudantes – que desejam cursar o Ensino Médio em uma Escola Técnica. Os inscritos poderão conhecer as instalações e os projetos desenvolvidos na instituição ao participar de uma programação intensa durante todo o dia com exposição de projetos como “Matemágica”, “Mostra de Robótica e Arduino: Descubra o futuro” e “Criatividade em Tabuleiros”; mesas-redondas como “O brilho do dinheiro” e “Papo de Estudante”; palestras como “Inteligência Artificial Generativa”; além de oficinas e dinâmicas alinhadas com os cursos de programação de jogos e multimídia.
“Com o NAVE de Portas Abertas, queremos que a comunidade estudantil e docente compartilhem a experiência NAVE, ampliando o entendimento sobre nossa proposta pedagógica por meio das atividades propostas. Preparamos nossos alunos tanto para que tenham carreiras bem-sucedidas na economia digital, criativa e tecnológica, mas também para que sejam cidadãos autônomos, críticos e conscientes do papel de transformação que têm no mundo. Este evento é uma chance para que todos possam conhecer o programa”, afirma Carla Uller, gerente executiva de Programas, Projetos e Comunicação do Oi Futuro.
Confira a programação completa
Sobre o Programa NAVE
Em um mundo que vive disrupções intensas trazidas pelas tecnologias digitais, novas formas de ensinar e aprender são essenciais. É com essa visão que o NAVE (Núcleo Avançado em Educação), programa desenvolvido pelo Oi Futuro, instituto de inovação e criatividade da Oi, em parceria com as secretarias estaduais de educação do Rio de Janeiro e Pernambuco, oferece Ensino Médio integrado à Educação Profissional e Tecnológica, formando jovens para as economias digital e criativa, com foco na produção de games, aplicativos e produtos audiovisuais.
Referência nacional no uso pedagógico de novas tecnologias, o Programa NAVE está se unindo a novos parceiros para formar a Aliança NAVE: uma rede de impacto na Educação do país capaz de inspirar políticas públicas que consolidem a democratização de um ensino de qualidade no Brasil.
Sobre o instituto Oi Futuro
O Oi Futuro promove e cocria projetos e programas para o desenvolvimento de ações estruturantes e transformadoras nas áreas de Cultura, Educação e Inovação Social. Há 23 anos, o Oi Futuro estimula indivíduos, organizações e redes a construírem novos futuros, mais inclusivos, diversos e sustentáveis, por meio de ações e parcerias em todo o Brasil.
Desde 2005, o Oi Futuro mantém o Futuros – Arte e Tecnologia, um centro cultural no Rio de Janeiro com uma programação diversa e inovadora, que valoriza a convergência entre arte contemporânea, ciência e tecnologia. Com quase 130 mil visitantes em 2023, o espaço abriga galerias de arte, um teatro multiuso e também o Musehum – Museu das Comunicações e Humanidades, que mantém um acervo de mais 130 mil peças históricas sobre as comunicações no Brasil. O Musehum oferece experiências imersivas e interativas que convidam o público a refletir sobre o impacto das tecnologias nas relações humanas.
Em 2024, o Futuros – Arte e Tecnologia conta com patrocínio de BNY e EY e apoio do Governo Federal através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Já por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro – Lei do ISS, o projeto Vem, Futuro! Ano 2 conta com patrocínio da Serede, Oi, Tahto e Prefeitura do Rio de Janeiro/SMC. A realização é da Zucca Produções em parceria com o Oi Futuro, oferecendo programação cultural, ações educativas e abrangendo infraestrutura de apoio nas galerias, no teatro e no Musehum.
Em parceria com as Secretarias de Estado de Educação do Rio de Janeiro e Pernambuco, o instituto Oi Futuro também é responsável pelo programa de ensino NAVE (Núcleo Avançado em Educação). Fundado há 18 anos, o programa une o conceito de escolas públicas de Ensino Médio a cursos técnicos profissionais profissionalizantes nas áreas de Multimídia e Programação de Full Stack e Jogos Digitais. O NAVE já formou mais de 3.800 alunos e, segundo levantamento realizado em 2023, 93% deles ingressaram no Ensino Superior e 86% estão trabalhando.
Na área da Inovação Social, o Oi Futuro atua com foco no fomento e desenvolvimento do ecossistema da Economia Criativa, promovendo ciclos de aceleração de iniciativas que têm a transformação social como propósito principal. A partir de editais públicos, esses ciclos são compostos de mentorias individuais, workshops e capacitações com foco em gestão para empreendedores, contribuindo para o fortalecimento e estruturação de suas organizações. Desde 2017, o instituto já promoveu 10 ciclos de aceleração com 153 organizações e negócios de impacto social, alcançando diretamente mais de 1.150 gestores sociais com cerca de 15.900 horas de mentorias realizadas.