EN | ES
<    Voltar para Notícias



Documentário inédito na TV é conduzido pelo próprio compositor

 

Paulo César Pinheiro é poeta, escritor, compositor e uma das maiores referências da música popular brasileira, que ostenta mais de mil canções gravadas por algumas das maiores estrelas da nossa música como Elis Regina e Maria Bethânia. Sua trajetória de vida e sua extensa obra musical são reverenciadas no documentário “Paulo César Pinheiro – Letra & Alma”, de Cleisson Vidal e Andrea Prates, que estreia no Curta!.

O filme tem o próprio Paulo César como narrador de sua história em ordem cronológica: começa falando das memórias da infância no subúrbio carioca e de sua juventude, quando escreveu suas primeiras – e já impressionantes – composições. Fala de um tempo e de uma geração de artistas talentosos com quem conviveu, compôs ou pelos quais foi gravado. Relembra o início da carreira, compondo ao lado de João de Aquino e Baden Powell, e de outros grandes parceiros que teve ao longo da vida, como Pixinguinha, Mauro Duarte e João Nogueira.

A trajetória de Paulo César por vezes se confunde com a própria história do Brasil. Em tempos difíceis de perseguição política durante a ditadura militar, teve músicas barradas pela censura; e depois, quando foi assinada a anistia, a emoção de ver a canção “Tô Voltando” – dele com Maurício Tapajós – se tornar um marco do retorno dos exilados pelo regime.

Já na vida pessoal, ele lembra de seu casamento com a cantora Clara Nunes, que foi intérprete de dezenas de suas canções. Ele, mangueirense, foi o autor de um dos maiores hinos da Portela, a pedido da esposa, a grande estrela da azul e branco de Madureira.

Alguns anos após a morte de Clara, Paulo César se casou novamente com a cavaquinista Luciana Rabello, sua atual esposa, com quem tem dois filhos – que hoje também são seus parceiros musicais. Ao refletir sobre sua família, ele sintetiza: “A música é nossa base fundamental de vida. A música é que une a gente, faz com que o amor continue, que se prolongue e que se reviva”.

Para ajudar a contar essa história, repleta de sensibilidade e poesia, o filme apresenta um vasto acervo de fotos e vídeos de arquivo. Entre eles, diversas apresentações musicais de artistas que gravaram as canções de Paulo César, além dele próprio cantando na companhia dos filhos, em imagens feitas exclusivamente para o filme. “Eu continuo vendo o mundo através dos meus olhos. (…) Eu ainda estou olhando para o meu lado de dentro, meu lado interno é o que manda”, conclui.

“Paulo César Pinheiro – Letra & Alma” é uma produção da Terra Filme viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual. A estreia é na Segunda da Música, 27 de setembro, às 22h30.