EN | ES
<    Voltar para Notícias



 

Passeio virtual homenageia centenário de morte do jornalista 

João do Rio 100 anos – A alma encantadora das ruas” é o tema do Rolé na Rede de junho, programado para o dia 27, domingo, às 10h, pela plataforma Zoom e com transmissão simultânea pelo Facebook do projeto Rolé Carioca. No mês do centenário de morte de João do Rio, o roteiro virtual propõe um passeio pela cidade a partir dos contos e crônicas do jornalista, que narrou o Rio do início do século XX.

Esse é o primeiro passeio roteirizado a partir de um personagem. A escolha de João do Rio é uma homenagem ao centenário de sua morte e também uma reafirmação da proposta do Rolé: o cronista pode ser visto como o símbolo máximo do projeto, ao explorar as ruas como um ente que tem muito a dizer, em seus detalhes, pessoas, lugares e atividades.

O roteiro inédito faz parte da programação do nono ano do projeto que já levou mais de 24 mil pessoas pelas ruas da cidade quando era realizado presencialmente e que, desde a pandemia da Covid-19, passou a ser virtual.

O percurso foi definido fundamentalmente a partir do livro “A alma encantadora das ruas”, obra de maior sucesso do autor, que tem a cidade do Rio de Janeiro como personagem principal. Na obra, João do Rio descreve uma cidade de contrastes e convida o leitor a viajar pelas ruas sob a ótica do “flâneur”, que não se fixa num local, mas passa por vários pontos, conversando com pessoas e conhecendo diversos tipos humanos e observa as situações sob um o ponto de vista que inovaria o jornalismo e faria dele um dos maiores de seu tempo.

Flanar é ser vagabundo e refletir, é ser basbaque e comentar, ter o vírus da observação ligado ao da vadiagem. Flanar é ir por aí, de manhã, de dia, à noite, meter-se nas rodas da população, admirar o menino da gaitinha ali à esquina, seguir com os garotos o lutador do Cassino vestido de turco, gozar nas praças os ajuntamentos defrontes das lanternas mágicas, conversar com os cantores de modinha das alfurjas da Saúde, escreveu o autor em “A alma encantadora das ruas”.

“Passear pela cidade observando seus detalhes, seus personagens, hábitos e costumes, e se relacionar com o espaço urbano de uma forma mais intensa, é a proposta do projeto. Explorar a cidade é também um movimento para transformá-la, compreendendo sua história e percebendo suas nuances, signos e deformidades. Nesse sentido, João do Rio pode ser visto como um símbolo do Rolé Carioca, e por isso também a homenagem a ele é tão importante para o projeto” – diz Isabel Seixas, idealizadora do projeto.

Esse passeio, temático, apresenta um pouco da cidade relatada por João do Rio, abordando alguns dos espaços que ele frequentou, além de pessoas e hábitos observados por ele. É uma viagem ao tempo de João do Rio, a Belle Époque Carioca, e, como de costume, o Rolé Carioca faz isso sempre traçando paralelos com a época atual.

O passeio, conduzido pelos historiadores Roberta Baltar e William Martins, levará o público a um olhar curioso, típico de João do Rio ao andar pelas ruas, ele destaca as particularidades de cada bairro, atentando para a forma como os indivíduos interagem entre si. Em suas crônicas, publicadas em importantes jornais da época, como a Gazeta de Notícias, é possível perceber que o autor olhava para a urbanização do Rio de Janeiro. A cidade era construída em seus textos como um verdadeiro personagem que assumia uma personalidade particular com o uso de verbos de ação e adjetivos. Com a curiosidade de um jornalista, sua profissão de

ofício, ele procurava descrever desde as altas rodas da elite carioca até o cotidiano das camadas mais marginalizadas.

SERVIÇO – Rolé Carioca

João do Rio 100 anos – A alma encantadora das ruas 

Data: 27 de junho (domingo)

Hora: 10 horas

Participação: O link do Zoom será liberado às 09h50 nos perfis do projeto (Facebook e Instagram)

Duração: aproximadamente 1 hora 

Gratuito – Não é necessário fazer inscrição 

Site: www.rolecarioca.com.br

Facebook: /RoleCarioca 

Instagram: @rolecarioca 

YouTube: /RoleCarioca

Próximo roteiro virtual

Julho – Rio, Capital Mundial da Arquitetura

Data – 25 de Julho

Sobre o Rolé Carioca

O Rolé Carioca é um projeto cultural que pesquisa, cataloga e difunde conteúdo sobre o patrimônio histórico e cultural do Rio de Janeiro. O Rolé, como chamam os mais de 40 mil seguidores do projeto, tem a missão de formar um acervo multiplataformas sobre a história, cultura e memória da cidade, com ações que apresentam esse acervo em diferentes formatos, tais como passeios guiados por mais de 45 roteiros, banco de dados com mais de 400 pontos mapeados, canal de vídeos, site, jogos etc.

Criado em 2013 a partir de passeios presenciais por diferentes roteiros, contando histórias sobre o Rio e seus personagens, o Rolé Carioca expande sua atuação em 2021 se dedicando a ouvir histórias de moradores e trazer reflexões sobre o espaço urbano por meio de ações como o Mapa de Memórias, o webseminário Papo de Rolé e a mostra de filmes CineCidades – mesclando programação virtual e presencial, adaptada ao momento de pandemia.

O projeto considera as dimensões sociais, culturais e naturais da cidade para construir plataformas práticas de difusão da memória da cidade: uma memória social, histórica e afetiva. Por sua metodologia e resultados, o Rolé Carioca foi um dos vencedores de 2019 do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, concedido pelo IPHAN a iniciativas de preservação e difusão do patrimônio histórico e cultural.

Sobre o Estúdio M’Barakå (UM-BA-RA-KÁ) – Realizador e idealizador do projeto Criado há 14 anos por Isabel Seixas e Diogo Rezende, o estúdio M’Baraká desenvolve projetos múltiplos com profissionais de diversos segmentos e se destaca por sua metodologia, que envolve criação, pesquisa, planejamento estratégico e direção de arte. Desde 2013, a economista Larissa Victorio faz parte da sociedade. Os projetos do grupo são únicos, focados na criação de experiências relevantes, que geram conhecimento e valor para seus públicos: www.mbaraka.com.br

O Rolé Carioca conta com o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Cultura, da Estácio e da Operadora Nacional do Sistema Elétrico (ONS), copatrocínio da First RH Group e Shift Gestão de Serviços, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS, e apoio da Lecca e do Congresso Mundial de Arquitetura.

Para outras informações entre em contato:

Claudia Bianco :: claudia.bianco@agenciafebre.com.br 

Kátia Carneiro:: katia.carneiro@agenciafebre.com.br