EN | ES
<    Voltar para Notícias



STARZPLAY e SPT unem-se a Weekend Studio para adaptar o podcast de sucesso que descreve a vida, o reinado e a abdicação de Juan Carlos I, Rei Emérito da Espanha

A STARZPLAY, plataforma internacional de streaming da STARZ, e a Sony Pictures Television (“SPT”) anunciaram hoje que estão desenvolvendo uma série, dividida em oito partes, sobre a vida e o reinado do Rei Juan Carlos I, Rei Emérito, que abdicou repentinamente em 2014 após um reinado popular de 40 anos. A série será conduzida por uma equipe criativa conhecida mundialmente, liderada pelos produtores vencedores do Emmy e Globo de Ouro Howard Gordon (“Homeland”, “24 Horas”) e Alex Gansa (“Homeland”), que serão responsáveis pela produção executiva do roteiro adaptado por meio de seu acordo com a Sony Pictures Television. Glenn Geller, presidente da produtora, também será produtora executiva.

Gordon e Gansa irão desenvolver a série com a produtora espanhola Weekend Studio, que vai produzir a série em parceria com a Sony Pictures Television International Production.

XRey é baseada no podcast espanhol de sucesso aclamado pela crítica, produzido por Alvaro de Cózar e Toni Garrido para o The Story Lab, e é a mais recente em uma sucessão de títulos de alto nível que a STARZPLAY garantiu desde sua expansão para coproduções em idiomas locais na Europa e no México no ano passado.

Howard Gordon, produtor executivo, afirma: “Quem me conhece, sabe sobre meu fascínio pela Espanha – seu povo, sua história e sua cultura – e poucas histórias no século XX me interessam mais do que a vida de Juan Carlos I. Além da arrebatadora saga do exílio de sua família, a sua ascensão ao trono e a intriga palaciana que se seguiu é uma história íntima sobre um homem preso entre dois mundos, cujo sacrifício pessoal e amor ao país acabou levando a democracia ao povo espanhol. Eu espero contar sua história ao longo de muitas temporadas.”

Superna Kalle, Presidente de Redes Internacionais da STARZ, disse: “Nosso compromisso em criar conteúdo premium em idioma local para um público global é inabalável e esta parceria de produção inovadora com a SPT, Weekend Studio, Story Lab e uma incrível equipe criativa para XRey demonstra a dedicação da STARZPLAY em enriquecer continuamente nossas ofertas e explorar novas e provocantes histórias internacionais.”

Nina Lederman, Vice-Presidente Executiva de Desenvolvimento de Roteiros e Programação Global, e Brendan Fitzgerald, Vice-Presidente Sênior de Coproduções Internacionais da Sony Pictures Television, afirmam:  “A SPT oferece aos criadores e showrunners a oportunidade única de reunir vários parceiros de diferentes países com uma visão comum de autenticidade cultural, independentemente do idioma. XRey é um projeto rico e fascinante, e um ótimo exemplo de como nossa divisão de script europeia pode funcionar de forma criativa em uma escala global, unindo o talento dos EUA com as salas de escritores europeus para oferecer o melhor da narrativa contemporânea.”

Tomas Cimadevilla, CEO e fundador do Weekend Studio, declara: “Desde o início percebemos que este era um projeto ambicioso que precisava de uma visão internacional e de um showrunner de primeira linha. Quando compartilhamos o projeto com a Starzplay e eles propuseram Howard Gordon para nós, sabíamos que ele era a melhor opção que poderia existir. É uma honra para nós trabalhar com Howard e sua equipe, e junto com a  SPT e a Starzplay, faremos desta história um sucesso nos próximos anos.”

A série de podcast apresenta depoimentos e comentários de primeiros-ministros, importantes historiadores e jornalistas investigativos e, desde seu lançamento em maio de 2020, tem sido um dos podcasts mais ouvidos da Espanha no Spotify.

O conceito da série foi criado por Lola Guerrero e Tomás Cimadevilla, e tem Cimadevilla e Juan Domínguez na produção pela Weekend Studio. A série será escrita por Helena Medina (“23-F: El día más difícil del rey”), Susana López Rubio (“La Templanza”) e Javier Holgado (“La Templanza”).

XRey marca o mais novo título de alto nível que a STARZ garantiu desde o anúncio de seus planos de expansão para coproduções em idiomas locais para a STARZPLAY, que atualmente tem várias séries em produção na Europa e no México.

Sobre a STARZPLAY

A Starz segue ampliando sua presença global com a expansão contínua da plataforma internacional de streaming premium STARZPLAY. A rápida expansão da STARZPLAY para quase 60 países desde o seu lançamento, em maio de 2018, é impulsionada por sua capacidade de fornecer aos assinantes acesso ao “melhor do SVOD global”. A oferta de conteúdo é composta por todo o catálogo de conteúdo premium STARZ, com os lançamentos STARZ Originals sendo exibidos exclusivamente na STARZPLAY simultaneamente com os EUA, com séries inéditas premiadas e aclamadas pela crítica e uma vasta biblioteca de filmes de grande sucesso. A STARZPLAY está disponível por meio de seu aplicativo direto ao consumidor em 13 países; em serviços globais de transmissão digital, distribuidores de vídeo multicanal, empresas de telecomunicações; e outras plataformas online e digitais em toda a sua área de cobertura, abrangendo Canadá, Europa, Índia, Japão e América Latina.

Sobre a Sony Pictures Television 

Sony Pictures Television (SPT) é um dos principais provedores de conteúdo da indústria de televisão, produzindo, distribuindo e levando programação em todo o mundo, em todos os gêneros e para todas as plataformas. Além de administrar um dos maiores acervos de filmes, programas de televisão e formatos premiados da indústria, a SPT é lar de um negócio de conteúdo global próspero, operando um portfólio robusto de empresas de produção de joint venture e de propriedade total nos Estados Unidos, Europa, América Latina e Ásia-Pacífico, assim como canais lineares e digitais em todo o mundo. A SPT é uma Sony Pictures Entertainment Company, uma subsidiária da Sony Group Corporation, com sede em Tóquio.

Sobre a Weekend Studio

WEEKEND STUDIO foi lançado em 2017 como produtora de ficção para redes e plataformas de televisão por Tomás Cimadevilla e Juan Domínguez, juntamente com uma equipe com 25 anos de experiência no setor audiovisual e digital como produtores e realizadores de mais de 25 longas-metragens, séries de ficção e documentários. Em 2020, o grupo francês Mediawan adquiriu uma participação na empresa. Desde a sua criação, a WEEKEND STUDIO tem trabalhado no desenvolvimento de diversos projetos de ficção e séries documentais, apostando no talento desde a primeira fase de criação, e produzindo títulos como Hache, com duas temporadas no Netflix.

Para outras informações entre em contato:

Felipe Teixeira:: felipe.teixeira@agenciafebre.com.br  (21) 99151-9425

Kátia Carneiro:: katia.carneiro@agenciafebre.com.br (21) 99978-2881

Siga-nos no Instagram e no Linkedin