EN | ES
<    Voltar para Notícias



ESPECIALISTAS DO AUDIOVISUAL BRASILEIRO E MUNDIAL PARTICIPARAM DO EVENTO, QUE TEVE INTENSA PROGRAMAÇÃO VOLTADA PARA CAPACITAÇÃO DE NOVOS PROFISSIONAIS

Depois de sete dias de intensa programação voltada para profissionais do audiovisual, a edição  2020 do Workshop Internacional Escola de Séries chegou ao fim com 40h de masterclasses e painéis com especialistas brasileiros e internacionais e sessões de pitching para projetos selecionados, acumulando quase 2 mil visualizações durante o evento. Os inscritos do Brasil e do exterior compartilharam histórias e o engajamento do público permitiu ricas discussões e aproveitamento integral do conteúdo oferecido.

Organizado pela Autoria C, produtora audiovisual e de conteúdo cultural, em parceria com a Escola de Séries, empresa do grupo Wise Entertainment, o objetivo era qualificar e capacitar criadores, produtores e executivos da área audiovisual e contribuir para a criação e o desenvolvimento de projetos de séries de ficção, não-ficção e kids. Entre os temas trabalhados estavam a diversidade nas telas, roteiros de séries ficcionais e infantis, tendências de desenvolvimento, produções locais e internacionais, criatividade coletiva, transmídia e cultura do fã.

A experiência de reconhecidos profissionais nacionais e internacionais e a atualização sobre as tendências do mercado foram atrativo para o público que se inscreveu e interagiu com nomes  como a roteirista Erika Green Swafford, de “How to Get Away with Murder”; Ed Burns, cocriador da série “The Wire”; a agente de talentos americana Austin Denesuk e o produtor brasileiro Tiago Mello, de “3%”, da Netflix.

“A curadoria de palestras foi muito acertada. Diversidade de olhares, experiências, vivências, culturas e temas. Todos muito generosos e empenhados em trazer a realidade do mercado de uma forma clara, simples e objetiva. Fiquei muito feliz de ver e perceber que o conteúdo da minha palestra, por exemplo, acabou voltando em vários momentos, como se tudo estivesse perfeitamente conectado, numa grande teia de conhecimento multiplicado e amplificado. Essa unidade com certeza trouxe mais consistência aos conteúdos apresentados e, acredito, ajudou a empoderar esses novos talentos, ouvintes e participantes”, acredita Juliana Soares, Supervisora de Dramaturgia da Gullane.

Além de participação nas masterclasses temáticas, quem se inscreveu nas sessões de pitching teve seu trabalho avaliado por uma banca formada por profissionais. Mayra Lucas, da produtora Glaz Entretenimento e responsável por sucessos como “Cine Holliudy”, destacou a qualidade dos projetos e apontou uma futura negociação. Austin Denesuk, que além de palestrante também fez parte da banca, ficou particularmente impressionada com os projetos para o público jovem. Segundo ela, dois projetos apresentados têm grande potencial internacional.

“Ficamos felizes com o resultado. O que a gente quer é que esses talentos encontrem parceiros e que essas histórias possam ser contadas de verdade”, comenta Ana Cecilia Springefeldt, Produtora Executiva da Escola de Séries.

“Assistir grandes nomes da TV mundial falando com a audiência do Workshop Internacional e depois ver os projetos participantes gerando interesse em compradores locais e internacionais como a CAA, maior agência de talentos do mundo, foi animador. Temos potencial de sermos um mercado exportador de formatos e esse foi um dos focos dessa edição do WIS”, avalia Maurício Mota, curador internacional e cofundador da Escola de Séries.

Em breve o site www.autoria.com.br trará novidades, anunciando cursos presenciais em cinco estados fora do eixo RJ-SP; curso sobre narrativas transmídias com Maurício Mota, da Wise Entertainment e curador do WIS, além de masterclasses com convidados do mercado de audiovisual internacional. O conteúdo do WIS estará disponível para os inscritos durante seis meses, e algumas masterclass serão editadas e poderão ser acessadas por outros interessados.

Sobre a Autoria C

Autoria C é uma de produtora audiovisual e produtora de conteúdo cultural e jogos digitais. Seus produtos são voltados principalmente para a ampliação da inserção social de jovens.

A empresa existe desde 1998 e em 2020 criou dois canais de videoaulas no youtube. Um canal ligado à plataforma de escrita criativa(www.almanaquedarede.com.br) e outro chamado (www.seimaisfisica.com.br) criado por Sonia Rodrigues durante seu pós-doutorado no Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense.  Os dois canais juntos somam mais de oito milhões de visualizações.

Em 2019, produziu o longa documental “O Nome do Pai” sobre o sub-registro paterno no Brasil, com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual. Em 2020, está produzindo junto com a Capuri TV, Globo Filmes e Telecine o longa-metragem de ficção “#EusouMaria” que trata das dificuldades da ascensão social pela educação no Brasil atual.

A empresa já realizou projetos bem-sucedidos para clientes tais como Centro Cultural Banco do Brasil, Sesc-Rio, Petrobrás, MEC, ESPM e Escola de Séries. Em 2020, foi premiada num edital da Secretaria de Audiovisual para realizar o Programa de Capacitação em Séries.

Para outras informações entre em contato

Katia Carneiro :: katia.carneiro@agenciafebre.com.br

Claudia Bianco :: claudia.bianco@agenciafebre.com.br

Siga-nos no Instagram @agfebre e no facebook.com/agfebre